Minas Gerais voltou a fazer parte do calendário da principal categoria do automobilismo do Brasil após sete anos sem receber o evento. A sétima etapa da Stock Car Pro Series foi realizada entre os dias 15 e 18 de agosto, em Belo Horizonte, no circuito de rua Toninho da Matta, montado no entorno do estádio Mineirão, na Pampulha.
O prêmio de primeiro lugar foi para o piloto Felipe Baptista, vencedor da primeira etapa da Stock Car realizada na capital mineira. O pódio foi completado por Nelsinho Piquet e Cacá Bueno.
O vice-governador Mateus Simões estava acompanhando a corrida e destacou a importância de ter a Stock Car de volta a Minas Gerais, uma vez que o evento pode ser uma vitrine internacional para o estado.
“Falei ao Felipe Baptista, quando entreguei o troféu a ele, sobre a felicidade de Minas estar recebendo a etapa. É um dos principais eventos esportivos do Brasil, transmitido para outros 170 países, e que divulga o nome do estado para o mundo”, comentou Mateus Simões.
A Stock Car no Brasil foi criada em 1979. A última passagem da competição pelo estado havia sido em 2017, no autódromo de Curvelo.
“É motivo de comemoração não só para os pilotos que estavam no pódio, mas também para Belo Horizonte, para Minas Gerais, e motivo de alegria para mim e para o governador Romeu Zema”, disse o vice-governador.
Desenvolvimento econômico
A capital mineira será uma das sedes da Stock Car Pro Series pelos próximos cinco anos. Para esta edição, a previsão é de que o evento injete cerca de R$ 200 milhões na economia de Belo Horizonte e atraia mais de 30 mil turistas.
“Para Belo Horizonte, é importante ter eventos do tamanho da Stock Car. Nós temos ainda quatro anos já contratados de eventos aqui na cidade, mas esperamos que isso se transforme em uma tradição perene. Fico feliz em ver a festa dentro da pista, mas também ver que gerou oportunidade, emprego e desenvolvimento para BH”, ressaltou o vice-governador.
A expectativa dos organizadores é de que, durante os cinco anos em que será realizada na capital, a competição movimente mais de R$ 1 bilhão e gere entre 1,5 mil e 2 mil empregos diretos a cada ano.
A Stock Car na cidade também reuniu outros grandes nomes do automobilismo brasileiro, como Felipe Massa e Rubens Barrichello.
Além da corrida, o evento teve um festival gastronômico, uma fan zone com diversas atividades, como simuladores de carros, disputas de trocas de pneu e shows musicais.