O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023.
O índice mede o desempenho dos estudantes e avalia a qualidade da oferta educacional nos anos iniciais e finais do ensino fundamental e no ensino médio das redes públicas municipais, estaduais e federal, além de uma amostra de escolas privadas.
Esta edição é significativa pois marca o primeiro ciclo avaliativo após o impacto da pandemia de Covid-19 e os resultados refletem tanto o impacto positivo das políticas educacionais implementadas quanto os desafios persistentes.
O secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, elogia o desempenho educacional e as estratégias adotadas para aprimorar a aprendizagem no estado.
“Reconhecemos o grande esforço da Secretaria de Educação, dos professores e de toda a rede estadual. As taxas de aprovação alcançadas são algumas das melhores da nossa história, refletindo a evolução significativa do nosso sistema de ensino”, afirma.
No Ideb 2023 do ensino médio, Minas manteve o índice de 4,0 alcançado na edição anterior, com aumento no rendimento (fluxo) de 0,84 em 2019 para 0,87 em 2023 o que demonstra a continuidade do trabalho que vem sendo realizado pela rede de busca ativa e monitoramento da frequência dos estudantes.
Já o desempenho apurado de proficiência nesta etapa de ensino, de 4,56, é maior que a média nacional de 4,44.
Nos anos finais do ensino fundamental, a melhora no rendimento foi de 0,88 em 2019, para 0,92 em 2023. Já nos anos iniciais do ensino fundamental, o estado apresentou o desempenho no Saeb maior que a média nacional sendo que no país a nota média foi de 6,12 e em Minas 6,27.
Para a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Kellen Senra, as ações de acompanhamento foram fundamentais para manter os índices de desempenho em Minas, na rede estadual.
Um destaque dessas ações foi o Plano de Recomposição das Aprendizagens (PRA), que visa preencher lacunas de aprendizado por meio da criação de Núcleos de Gestão Pedagógica e da realização de visitas às escolas.
O Agrupamento Temporário Intermitente concentrou-se na recuperação de habilidades em Matemática e Língua Portuguesa, enquanto o Plano de Enfrentamento ao Abandono e à Evasão Escolar buscou reduzir as taxas de abandono e evasão.
O Ideb
O Ideb é um importante indicador que avalia a qualidade da educação nas escolas brasileiras. Desenvolvido pelo Inep, o Ideb combina dois componentes principais: o desempenho dos estudantes nas avaliações e o rendimento escolar.
O Ideb incorpora a proficiência dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática, obtida através das avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), realizadas ao final de cada nível de ensino (5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio).
Essas notas são ajustadas para uma escala padronizada de 0 a 10, permitindo comparações entre diferentes escolas e regiões.
Neste ano, três escolas públicas (federal e estadual) estão entre as 20 melhores instituições, segundo o índice do Ideb. São elas: a Escola Preparatória Cadetes do Ar, em Barbacena, da rede federal ficou em primeiro lugar com nota 7,8; o Colégio Militar de Belo Horizonte, da rede federal, ficou em 12º lugar e nota 7,0; e o Colégio Militar da Polícia Militar de Minas Gerais, em Curvelo, ficou em 17º lugar e nota 6,8.