Instituto Tragaluz desenvolve projeto que combate à desnutrição infantil

Projeto social, em parceria com a Prefeitura de Tiradentes, acompanha o estado nutricional e o desenvolvimento neuropsicomotor de crianças de 0 a 6 anos, em situação de vulnerabilidade social

Instituto Tragaluz desenvolve projeto de combate a desnutrição infantil

O Instituto Tragaluz acaba de lançar, em Tiradentes, projeto de combate à fome e desnutrição infantil, proteção à primeira infância e estruturação de um Museu para difusão de arte e cultura, com o acervo MARTIR.

O Instituto é formado por uma equipe de voluntários composta por profissionais da área de saúde, médicos, nutricionistas, terapia ocupacional e de outras áreas de interesse coletivo e social. O projeto social, em parceria com a Prefeitura de Tiradentes, acompanha o estado nutricional e o desenvolvimento neuropsicomotor de crianças de 0 a 6 anos, em situação de vulnerabilidade social.

Tiradentes

A Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional, em seu último levantamento nacional (divulgado em 2018, com dados de 2016), apontou os municípios do país que apresentavam indicadores desfavoráveis em relação à desnutrição infantil. Tiradentes foi classificada com nível de vulnerabilidade “alta”. Segundo dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional - SISVAN, sete dos dez municípios mineiros com maiores índices de desnutrição infantil em 2022 estão localizados na região do Campo das Vertentes.

Para mudar essa realidade, por meio do Instituto Tragaluz, foi iniciado um trabalho na cidade com foco na primeira infância: a Casa Nutri Tiradentes. “A maior janela de oportunidades para o desenvolvimento do ser humano é na primeira infância, período que vai da gestação aos 6 anos de idade. É nesta fase que se aprende as habilidades socioemocionais, fundamentais ao ser humano. Por isso, torna-se estratégico o enfoque nutricional o mais precocemente possível”, explica o médico e diretor executivo do Instituto, Pedro Navarro.

Casa Nutri: dinâmica

Semanalmente, uma nutricionista acompanha as crianças com visitas domiciliares e monitora o fornecimento de aporte proteico com ovo caipira para elas e seu núcleo familiar. Os resultados já estão aparecendo. As crianças assistidas estão crescendo e retomando a estimativa ponderal prevista para cada idade.

Uma vez por mês, é avaliado o estado nutricional das crianças. São realizadas também consultas interdisciplinares (medicina, enfermagem, nutrição, fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia) periódicas para fazer frente às consequências que a desnutrição pode causar, como anemia e diarreia, além de impactos no desenvolvimento.

Além da educação nutricional familiar e da avaliação individual, cada criança em desnutrição recebe dois ovos por dia – aporte proteico calórico – para se recuperar da desnutrição infantil. Os familiares também recebem o alimento.

O foco é a primeira infância (crianças de zero a seis anos de idade). “Protegemos a primeira infância para que essa criança expresse todo potencial para o qual ela foi criada”, destaca Ailton Cezário Alves Júnior, médico e coordenador da Casa Nutri.

Em 2023, o projeto chegou às creches municipais. Além de fazer a avaliação nutricional, os profissionais acompanham também o desenvolvimento infantil, para saber como elas se relacionam com o meio em que vivem, analisando suas habilidades e seus domínios (motor, cognitivo, de linguagem e adaptativo social). “Identificamos as crianças em situação de alerta e de atraso, orientamos a oportuna e adequada estimulação de base afetiva e encaminhamos os casos necessários à rede de saúde”, finaliza Ailton.

O Instituto Tragaluz planeja expandir a Casa Nutri para outras cidades da região.

Além do Tragaluz Restaurante Casa, também faz parte do Instituto Tragaluz o MARTIR – Museu de Arte de Tiradentes; um local totalmente dedicado à arte contemporânea mineira que conta com mais de 100 obras de 1970 até os dias de hoje. Ali está uma coleção exclusiva, organizada com cuidadosa curadoria de Tadeu Bandeira, principal doador do acervo.

O local funciona às quintas-feiras, das 10h às 17h, sextas-feiras e sábados, das 10h às 22h e, aos domingos, das 10h às 14h – entrada gratuita.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Todos os dias, nossos profissionais estão de olhos abertos e ouvidos atentos para levar até você todas as notícias e novidades que fazem uma cidade pulsar!

Ouvindo...