A capital mineira recebe o “Localiza apresenta Som Clube” no dia 31 de agosto que contará com show inédito da multiartista Céu com a Orquestra Sesiminas de Minas Gerais. A atração se junta a outros dois nomes de sucesso da música: o grupo latino Mambo Jazz e a cantora pernambucana Duda Beat, que traz pela primeira vez à capital mineira, para apresentação única, a turnê “Tara & Tal”.
O festival é gratuito e acontece na Praça JK, no bairro Sion, das 14 às 22h, em Belo Horizonte. Informações sobre retirada de ingressos serão divulgadas a partir de 30 de julho.
O “Localiza apresenta Som Clube”, pela primeira vez, será apresentado pela locadora mineira. O festival acontece desde 2000 e tem em seu DNA a celebração da diversidade musical e o orgulho de apresentar nomes que traduzem a modernidade e a pluralidade da música brasileira.
“Essa parceria inédita entre a consagrada cantora Céu e a Orquestra Sesiminas comprova o que temos em nossas raízes, que é essa mistura de estilos para proporcionar ao público uma experiência única”, diz Poliana Rozado, embaixadora e apresentadora do evento.
“Juntamos nesse palco o erudito, a malemolência paulistana, o tempero pernambucano e muita latinidade para que as pessoas tenham um dia incrível. Queremos fazer com que toda a cidade se divirta no “Localiza apresenta Som Clube”. Temos como propósito fazer as pessoas ‘chegarem lá’ por meio de nossas soluções de mobilidade, e traremos este conceito para dentro do festival, ao levarmos o público para uma jornada com diversos ritmos e estilos”, falou Tatiana Rocha, diretora de marca da Localiza.
Céu
Em 2007, Céu lançou seu álbum homônimo, tornando-se uma das poucas artistas brasileiras indicadas ao Grammy americano. Esse álbum alcançou o topo das paradas “Heatseeker” e “Música do Mundo” da Billboard, chegando ao número 57 na Billboard 200. Com seis álbuns lançados, Céu repetidamente conquistou o primeiro lugar nas paradas de música do mundo do iTunes nos EUA e no Canadá. A cantora já foi indicada oito vezes ao Grammy Latino.
A Orquestra Sesiminas
É o mais tradicional grupo orquestral de câmara de Minas Gerais, tendo sido fundado em 1986 pelo Maestro Marco Antônio Maia Drumond. Durante seus mais de 37 anos de história, a Orquestra Sesiminas já conta com mais de 1.100 concertos, realizados em pátios de fábrica, canteiros de obras, espaços públicos, hospitais, escolas, além das melhores salas de concerto da capital e de todo o estado.
A Orquestra Sesiminas atuou ao lado de Milton Nascimento, Diogo Nogueira, Vander Lee, Maria Gadu, Skank, Jota Quest, entre outros. A Orquestra tem quatro álbuns gravados: Aquarelas (1996), Sortilégios da Lua (1999), Alma Brasileira (2004) e Orquestra de Câmara Sesiminas e Jota Quest ao vivo (2015).
Mambo Jazz
O Mambo Jazz foi formado em 2022 pelo baterista Marcos Tinti com a produtora Fabiana Pinheiro, que sentiram a necessidade de um grupo instrumental com tempero latino que tocasse temas mais latinos, mas também brasileiros e até norte-americanos, numa estética musical totalmente diferenciada, para dançar.
Chucho Valdés, Pixinguinha, Milton Nascimento, Toninho Horta são carros chefe no repertório. Temas norte-americanos popularmente conhecidos no nosso imaginário jazzístico são executados com uma roupagem latina, mesclando diversos ritmos cubanos, afro cubanos e brasileiros.
O festival Som Clube
O projeto Som Clube nasceu em meados do ano 2000 com a proposta de oferecer música boa e de qualidade nos finais de tarde na região da Savassi, em Belo Horizonte. O objetivo da iniciativa é divulgar a nova geração da música mineira por meio de encontros com grandes nomes da música brasileira em apresentações gratuitas.
Com o passar dos anos, foi crescendo e expandindo sua atuação, tendo promovido na capital mineira o festival Tudo é Jazz, considerado um dos maiores festivais de jazz do país e eleito entre os 10 melhores do mundo pelo selo de qualidade da prestigiada revista norte-americana Down Beat.