Um grupo de jovens amigos se uniu para solucionar uma das dores dos foliões de Belo Horizonte: visualizar, de forma simples, todos os blocos do período de Carnaval pela região da cidade. Batizada de
“A ideia surgiu de uma conversa entre amigos, sentados em uma mesa de bar”, afirma Pedro Quinaud, um dos responsáveis pela iniciativa. Segundo ele, a proposta foi substituir planilhas extensas e pouco intuitivas por uma solução prática e pensada para o uso no celular.
Tirando a ideia do papel
Pedro Quinaud, engenheiro mecânico formado pela UFMG, Alexandre Linhares, fundador da startup iTicket, voltada para gestão de bares e restaurantes, e Natan Domingos Albuquerque, 26 anos, designer de produtos e estudante da UEMG, uniram conhecimentos para tirar o projeto do papel. O trio reuniu competências em tecnologia, design e produto para desenvolver a plataforma em tempo recorde.
Plataforma Gabarito do Carnaval permite visualizar, de forma fácil, os blocos do Carnaval de BH por localização
Além do trio, o analista de desenvolvimento de sistemas Bruno Gregório e o engenheiro civil Arthur Araújo entraram na equipe para ajudar na parte do código. Em menos de 14 dias, o time criou a identidade visual, estruturou a experiência do usuário e colocou o produto no ar.
Benefícios
Os benefícios da plataforma incluem a possibilidade de organizar, compartilhar e acompanhar o Carnaval de forma prática e visual.
Além de facilitar o acesso à programação dos blocos para o público em geral, o Gabarito do Carnaval permite a criação e o compartilhamento público de listas personalizadas de blocos, organizadas de forma visual e intuitiva, facilitando a interação com seguidores.
Bruno Gregório, Pedro Quinaud e Alexandre Linhares, idealizadores do projeto
Dicas para os foliões
Por fim, Alexandre reforça para os foliões aproveitarem o Carnaval de BH desde o primeiro momento, principalmente nas manhãs dos dias de festa. “O carnaval em BH começa cedo, então coloquem o despertador para não perderem a hora e já pulem da cama quando o dia raiar! Nada de ficar na rua até mais tarde, quando escurecer o melhor é ir descansar e recuperar a energia para o dia seguinte. Para saber aonde ir, não pode faltar o Gabarito no celular, e é claro bebam bastante água”, aconselha.
O empreendedor também faz indicações de bons blocos na cidade. “Na lista de blocos que não podem faltar estão o Quando Come Se Lambuza, tradicional bloco na manhã de sábado. Outro bloco imperdível é o Lagum na Avenida, que traz uma mistura de baianidade com os sucessos dessa excelente banda que tem raízes em BH”.