Gabarito do Carnaval: jovens desenvolvem mapa interativo para organizar agenda da folia em BH

Solução foi desenvolvida em menos de 15 dias por grupo de jovens da capital mineira

Carnaval em BH - Praça Sete

Um grupo de jovens amigos se uniu para solucionar uma das dores dos foliões de Belo Horizonte: visualizar, de forma simples, todos os blocos do período de Carnaval pela região da cidade. Batizada de Gabarito do Carnaval e com acesso gratuito, a plataforma já pode ser acessada.

“A ideia surgiu de uma conversa entre amigos, sentados em uma mesa de bar”, afirma Pedro Quinaud, um dos responsáveis pela iniciativa. Segundo ele, a proposta foi substituir planilhas extensas e pouco intuitivas por uma solução prática e pensada para o uso no celular.

Leia também

Tirando a ideia do papel

Pedro Quinaud, engenheiro mecânico formado pela UFMG, Alexandre Linhares, fundador da startup iTicket, voltada para gestão de bares e restaurantes, e Natan Domingos Albuquerque, 26 anos, designer de produtos e estudante da UEMG, uniram conhecimentos para tirar o projeto do papel. O trio reuniu competências em tecnologia, design e produto para desenvolver a plataforma em tempo recorde.

Plataforma Gabarito do Carnaval permite visualizar, de forma fácil, os blocos do Carnaval de BH por localização

Além do trio, o analista de desenvolvimento de sistemas Bruno Gregório e o engenheiro civil Arthur Araújo entraram na equipe para ajudar na parte do código. Em menos de 14 dias, o time criou a identidade visual, estruturou a experiência do usuário e colocou o produto no ar.

Benefícios

Os benefícios da plataforma incluem a possibilidade de organizar, compartilhar e acompanhar o Carnaval de forma prática e visual.

Além de facilitar o acesso à programação dos blocos para o público em geral, o Gabarito do Carnaval permite a criação e o compartilhamento público de listas personalizadas de blocos, organizadas de forma visual e intuitiva, facilitando a interação com seguidores.

Bruno Gregório, Pedro Quinaud e Alexandre Linhares, idealizadores do projeto

Dicas para os foliões

Por fim, Alexandre reforça para os foliões aproveitarem o Carnaval de BH desde o primeiro momento, principalmente nas manhãs dos dias de festa. “O carnaval em BH começa cedo, então coloquem o despertador para não perderem a hora e já pulem da cama quando o dia raiar! Nada de ficar na rua até mais tarde, quando escurecer o melhor é ir descansar e recuperar a energia para o dia seguinte. Para saber aonde ir, não pode faltar o Gabarito no celular, e é claro bebam bastante água”, aconselha.

O empreendedor também faz indicações de bons blocos na cidade. “Na lista de blocos que não podem faltar estão o Quando Come Se Lambuza, tradicional bloco na manhã de sábado. Outro bloco imperdível é o Lagum na Avenida, que traz uma mistura de baianidade com os sucessos dessa excelente banda que tem raízes em BH”.

Pablo Paixão é graduado em Jornalismo, pela UFMG, e em Cinema e Audiovisual, pelo Centro Universitário UNA BH. Tem experiência em diferentes áreas da comunicação e marketing. Com passagem pela TV UFMG, na Itatiaia atuou inicialmente nas editorias de Entretenimento, Cultura e Minas Gerais. Atualmente, colabora com as editorias Pop e Carnaval.

Ouvindo...