O
“A escolha da Corte Real Momesca é um dos momentos mais emblemáticos do nosso Carnaval, pois simboliza a largada oficial da festa em Belo Horizonte. O Rei Momo, a Rainha e a Princesa cumprem um papel essencial ao representar a pluralidade, a alegria e o acolhimento que marcam a folia da cidade”, disse o presidente da Belotur, Eduardo Cruvinel.
Leia mais
O evento terá entrada gratuita, sem necessidade de retirada de ingressos. No entanto, a entrada está sujeita à lotação. A escolha da Corte Real Momesca do Carnaval 2026 terá ainda apresentações das baterias do Bloco Caricato Aflitos do Anchieta e da Escola de Samba Canto da Alvorada. Conforme a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), o rito é composto por três etapas: inscrição, pré-seleção e concurso final.
Ainda conforme o regulamento, oito homens e oito mulheres disputarão os títulos de Rei Momo, Rainha e Princesa. Os candidatos devem se apresentar em trajes definidos pelo edital. A comissão, formada por jurados indicados pela Belotur, irá avaliar critérios como comunicação, simpatia, espírito carnavalesco, samba no pé, desembaraço, sociabilidade, facilidade de expressão, elegância e graciosidade.
Leia mais
A Corte Real Momesca faz parte do Carnaval de Belo Horizonte desde 1980. Ela é responsável por representar a folia da capital em eventos, ações sociais e agendas oficiais. Os eleitos recebem faixas e premiação em dinheiro, sendo R$ 44 mil líquidos para o Rei Momo e para a Rainha e R$ 41 mil líquidos para a Princesa.
“Eles ajudam a levar essa atmosfera para cada canto da capital, conectando o Carnaval às pessoas. Temos a convicção de que os eleitos vão desempenhar essa função com carisma, responsabilidade e muito entusiasmo, fortalecendo ainda mais um dos maiores e mais bem organizados carnavais do Brasil”, acrescentou o presidente da Belotur.