Um dos pilares da revitalização do Carnaval de rua mineiro, o bloco Havayanas Usadas completa uma década de história em 2026. Para celebrar o marco, a agremiação toma a Avenida dos Andradas nesta segunda-feira (16), desde às 10h, sob o tema “Brasil de Pé". O conceito deste ano une o icônico axé retrô a um manifesto em defesa da coletividade e da cultura popular nacional.
Sob a batuta do diretor artístico Di Souza e assistência de Vi Coelho, o bloco — famoso pelo mar de azul e amarelo da “Bateria Chinelada” — promete um desfile histórico que mergulha nas raízes do Brasil real, exaltando o futebol de várzea, as rezas e as danças populares.
O convidado especial deste ano é a cantora Aline Calixto, do famoso Bloco da Calixto.
“Esse ano a gente tá celebrando 10 anos a Havaianas, comemorando a brasilidade, falando tanto que o Brasil é muito legal, é um lugar muito legal de viver em vários aspectos, apesar dos problemas que a gente sabe que tem, mas é um lugar muito rico culturalmente e a gente vem celebrar isso, o orgulho de ser brasileiro e principalmente falar sobre a necessidade de a gente valorizar a soberania do Brasil”, contou Rodrigo Magalhães, conhecido como Boi, regente da bateria e um dos fundadores do bloco.
Alegria como ato de resistência
O tema “Brasil de Pé" não é apenas um convite à dança, mas uma proposta filosófica. A organização busca inspiração em conceitos como Ubuntu (“Eu sou porque nós somos”) e Sankofa (olhar para o passado para construir o futuro).
Desde sua estreia oficial em 2017, quando surpreendeu ao atrair 50 mil pessoas logo no primeiro cortejo, o Havayanas se consolidou como um espaço de encontro e identidade. Além da música, o grupo reforça seu compromisso social com ações de reciclagem e incentivo ao consumo consciente durante o trajeto.