Bebida à base de cachaça mineira ganha espaço no Carnaval de BH

Mexerico foi criada em Belo Horizonte e lançada no início de fevereiro, época de Carnaval

Mexerico é feita à base alcóolica de cachaça mineira

Uma nova marca mineira chegou com tudo para oferecer frescor e equilíbrio aos foliões. Em meio ao crescimento do segmento de bebidas prontas para consumo (RTDs), a Mexerico, criada em Belo Horizonte, surgiu com a proposta de oferecer uma opção sem açúcar, leve e à base de uma das principais iguarias de Minas: a cachaça.

Gilberto Castro, um dos responsáveis pelo projeto, disse em conversa com a Itatiaia, que a iniciativa foi concretizada após ele e um grupo de três amigas experimentarem todas as RTDs do mercado. Após cerca de um ano de pesquisas sobre o comportamento do consumidor, a Mexerico foi lançada no início de fevereiro.

“Bebemos todas as RTDs do mercado e partimos pra uma série de pesquisas com o intuito de entender qual caminho seguiríamos. A cachaça rapidamente apareceu de forma unânime entre os sócios e mesmo sabendo que teríamos um desafio ainda maior, isso foi o que nos motivou”, relatou.

Segundo ele, um dos principais desafios foi criar uma bebida que não usasse açúcar industrializada, com cachaça mineira certificada e que fosse refrescante, cítrica e equilibrada, além do uso de ingredientes de qualidade. Castro também frisou a importância de ter sócias mulheres trabalhando ao seu lado.

"É muito interessante como as mulheres são mais sensíveis e conseguem ter uma escuta mais qualificada. Esse misto de 1 homem e 3 mulheres foi essencial pra criação desse produto, da nossa marca, do posicionamento e das escolhas que foram feitas”, destacou Gilberto, que pretende ver a bebida sendo consumida por todos os públicos.

Um levantamento feito pela marca indicou que 81% dos consumidores estariam dispostos a experimentar uma nova RTD com base alcoólica de cachaça. Além disso, 62% afirmam não se sentir plenamente atendidos pelo mercado atual de bebidas prontas. A qualidade aparece como fator determinante para 76% dos entrevistados, enquanto 41% demonstram interesse por sabores diferentes dos já disponíveis.

Apesar da Mexerico ser uma marca jovem, o sócio já se sente realizado com o espaço que a bebida tem conquistado. “Eu sou dividido entre dois times: Belo Horizonte Clube e Minas Gerais Futebol Clube. E tudo que envolva nossos produtos de origem, possibilidade de projetar o que fazemos aqui me inspira muito”, frisou.

“A mexerico é mineira, de BH. De um povo que faz o melhor carnaval do país. Então, sempre estarei trabalhando pra que sejamos conhecidos e reconhecido pelos nossos valores e cultura”

Castro explicou que os próximos passos da marca já estão planejados. “Temos um planejamento pro ano todo. Temos oportunidades de grandes eventos neste ano, e vamos aos poucos mostrar que chegamos pra ser a nova bebida favorita de todo mundo”, concluiu.

Mexerico

A Mexerico é produzida com suco natural de mexerica e maçã e utiliza apenas a frutose das próprias frutas como fonte de doçura. A empresa informa que não há adição de açúcar industrial na composição. O resultado, segundo os criadores, é uma bebida de perfil mais leve, com sabor frutado e refrescante.

A base alcoólica é uma cachaça branca mineira, escolhida pelo perfil considerado neutro. Com 5% de teor alcoólico, o produto busca integrar o álcool às notas de fruta sem sobrepor sabores. A receita também inclui toques naturais de limão capeta e hortelã, com a proposta de ampliar a sensação de frescor.

Antes do lançamento oficial, cerca de 500 litros foram produzidos para testes e avaliações sensoriais conduzidas com mixologistas, chefs e consumidores. A percepção apontada pelos participantes, segundo a empresa, foi de que há espaço para bebidas alcoólicas menos doces, especialmente durante o verão.

Pontos de venda

Em BH, a Mexerico já está disponível em pontos como o Mercado Novo, o bar Cangote das Gerais e o INCC, na Avenida Brasil. Durante o Carnaval, a bebida também está sendo comercializada em distribuidoras e por ambulantes credenciados na capital mineira.

Além da capital mineira, a Mexerico já foi vendida para cidades como Tiradentes, Formiga, Diamantina, São Gonçalo do Rio das Pedras, Milho Verde. A bebida já se encontra também no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Leia também

André Viana é jornalista, formado pela PUC-MG. Já trabalhou como redator e revisor de textos, produtor de pautas e conteúdos para rádio e TV, social media, além de uma temporada no marketing.

Ouvindo...