O Carnaval de Belo Horizonte 2026 começa oficialmente no dia 31 de janeiro e vai até o dia 22 de fevereiro, com quase 60 blocos de rua confirmados na folia da capital mineira. Na última edição, foram cadastrados na Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur) mais de 600 blocos.
Em entrevista à Itatiaia, o presidente da Associação de Blocos de Rua de BH, Robson Abreu, destacou a importância dos blocos para o Carnaval belo-horizontino pelo poder de atração de turistas nos últimos 10 anos de festa e o potencial de movimentação da economia local.
Segundo Robson, o maior fluxo de pessoas aumenta o número de compras no comércio de rua, ambulantes, além das reservas realizadas na rede hoteleira do município, que atingiram 93% de ocupação durante o período em 2025.
Sobre as principais dificuldades enfrentadas, o presidente da associação destacou a falta de apoio da iniciativa privada na realização dos blocos. “Hoje nós temos blocos nas nove regionais de BH e cada um com sua bandeira diferente, com seu discurso diferente. São blocos para todos os gostos, todos os tipos de folia, e isso impacta a cidade demais em todas as suas vertentes”, afirmou.
Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), mais de 6,5 milhões de foliões ocuparam as ruas da cidade durante o Carnaval de 2025. Para 2026, a expectativa de Robson é que o número ultrapasse os 7 milhões.