Fundado em 1960, no bairro Floresta, o bloco caricato Estivadores do Havaí é um dos mais tradicionais do Carnaval de Belo Horizonte e chega à folia de 2026 embalado por uma trajetória recente de sucesso. Nos últimos 11 anos, a agremiação acumulou pódios nos desfiles e, no ano passado, ficou com o vice-campeonato.
Em entrevista à Itatiaia, o presidente do bloco, Juólison Mangabeira, falou sobre a preparação e a emoção que antecede o Carnaval.
“Na verdade, a emoção começa antes, né? Ela começa lá em agosto. No meio do ano a gente já escolhe o tema e, a partir dele, cria a sinopse, toda a história, e começa a composição do samba-enredo. Depois disso, a gente inicia a confecção das fantasias e das alegorias. Então, o trabalho não para”, explicou.
Leia também:
Tema do desfile
Para o Carnaval de 2026, o Estivadores do Havaí aposta no tema infância, com referências às décadas de 1980 e 1990. A proposta é resgatar sonhos e personagens que marcaram gerações.
“O tema desse ano é infância. Nós vamos retornar ao passado, principalmente ali nas décadas de 80 e 90. Vamos falar dos sonhos da infância, de tudo aquilo que a criança sonhou em ser: astronauta, mágico, super-heróis. Estamos com um samba-enredo muito bem composto, com melodias muito bonitas. Estamos indo em busca do primeiro lugar”, afirmou.
Os desfiles dos blocos caricatos começam às 19h do dia 16 de fevereiro, segunda-feira de Carnaval, na Avenida dos Andradas. O Estivadores do Havaí será o terceiro bloco a entrar na avenida, com início previsto por volta das 20h30.
Tradição no Carnaval de BH
Segundo Juólison , os blocos caricatos já dominaram o Carnaval da capital mineira. Em determinados períodos, Belo Horizonte chegou a ter mais de 120 agremiações desse tipo desfilando.
“Os caricatos já dominaram o Carnaval de Belo Horizonte. Já tivemos registro de mais de 120 blocos caricatos, com cerca de 100 desfilando de forma simultânea na Avenida Afonso Pena. O Estivadores homenageia os trabalhadores do porto, como se estivessem de férias no Havaí”, contou.
Desde o retorno do bloco, em 2012, o Estivadores se destaca principalmente pela bateria, além de acumular prêmios importantes.
“Quando retornamos, conseguimos resgatar o prêmio de melhor bateria. Nesses últimos anos, levamos três vezes esse prêmio, além de melhor samba, melhor tema e melhor alegoria”, disse.
Expectativa para 2026
Com um desfile voltado ao universo infantil, a expectativa é de forte identificação do público.
“Com certeza o desfile vai emocionar as pessoas. Quem assistir vai se identificar com algum personagem ou alguma história. Teremos Xuxa, Paquitas. Vai ser um desfile bem diverso e emocionante”, afirmou.O presidente também fez um convite aos foliões da capital.
“Convido todos os foliões de Belo Horizonte a comparecerem na Avenida Andradas no dia 16 de fevereiro. Serão mais de 200 pessoas envolvidas, incluindo produção e aderecistas. Vamos desfilar com cerca de 200 integrantes em 2026”, completou.