Os foliões começaram a ocupar o Centro de Belo Horizonte ainda nas primeiras horas desta segunda-feira (16), à espera de um dos rituais mais simbólicos do Carnaval da capital: a lavagem das escadarias da Igreja São José, que tradicionalmente marca o início do desfile do Baianas Ozadas.
Sob o tema “Da Bahia a Minas – Encontro Marcado”, o bloco celebra 14 anos de história e promete arrastar multidões pela Avenida Afonso Pena, exaltando a irmandade entre os dois estados e reforçando uma mensagem de inclusão social na folia.
O grande homenageado deste ano é o cantor Serginho Marques, figura central na difusão da Axé Music em Minas Gerais desde os anos 1980. Amigo do bloco, Serginho vive hoje com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) e terá participação no desfile, subindo ao trio elétrico.
Inspirado pela história do artista, o Baianas Ozadas escolheu a acessibilidade como prioridade em 2026. Em parceria com a APAE e consultoria especializada, o bloco apresenta uma ala inclusiva reformulada, com o objetivo de transformar o desfile em referência para grandes eventos públicos, garantindo que pessoas com deficiência participem da festa com dignidade e segurança.
Tradição e fé
Fiel às raízes, o cortejo começa com a Lavagem das Escadarias da Igreja São José, inspirada na Lavagem do Bonfim. O ritual reúne baianas e foliões em um ato de fé e sincretismo, com flores e água de cheiro, pedindo caminhos abertos e proteção para a festa — dando o tom espiritual e cultural que, ano após ano, marca o Baianas Ozadas no Carnaval de BH.
4 mil lacres
O escritor Doutor Agnaldo Reis chamou atenção com uma
A roupa sustentável virou convite para fotos e conversas e também uma forma de divulgar seus três livros. Para ele, o Carnaval é espaço de observação e criação literária.
Escritor transforma 4 mil lacres de cerveja em fantasia no Carnaval de BH
— Itatiaia (@itatiaia) February 16, 2026
📲 Leia mais em https://t.co/ze8WN7tHaV
📹 Fabiano Frade | Itatiaia pic.twitter.com/rj0thD5i45
Programação Carnaval BH
A Itatiaia lançou a programação completa do Carnaval de Belo Horizonte. Além de todos os cortejos, é possível visualizar os blocos por data, turno, regional da cidade, bairro, perfil e estilo musical.
O Carnaval de Belo Horizonte acontece oficialmente entre 31 de janeiro e 22 de fevereiro. Além dos tradicionais blocos de rua, a programação da folia inclui desfiles das