Carnaval BH 2026: Com fé e axé, Baianas Ozadas inicia desfile com lavagem da Igreja São José

Tradição marca a saída do bloco no Centro de BH, que celebra 14 anos exaltando a irmandade entre Bahia e Minas

Início do cortejo do Baianas Ozadas 2026

Os foliões começaram a ocupar o Centro de Belo Horizonte ainda nas primeiras horas desta segunda-feira (16), à espera de um dos rituais mais simbólicos do Carnaval da capital: a lavagem das escadarias da Igreja São José, que tradicionalmente marca o início do desfile do Baianas Ozadas.

Sob o tema “Da Bahia a Minas – Encontro Marcado”, o bloco celebra 14 anos de história e promete arrastar multidões pela Avenida Afonso Pena, exaltando a irmandade entre os dois estados e reforçando uma mensagem de inclusão social na folia.

O grande homenageado deste ano é o cantor Serginho Marques, figura central na difusão da Axé Music em Minas Gerais desde os anos 1980. Amigo do bloco, Serginho vive hoje com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) e terá participação no desfile, subindo ao trio elétrico.

Inspirado pela história do artista, o Baianas Ozadas escolheu a acessibilidade como prioridade em 2026. Em parceria com a APAE e consultoria especializada, o bloco apresenta uma ala inclusiva reformulada, com o objetivo de transformar o desfile em referência para grandes eventos públicos, garantindo que pessoas com deficiência participem da festa com dignidade e segurança.

Tradição e fé

Fiel às raízes, o cortejo começa com a Lavagem das Escadarias da Igreja São José, inspirada na Lavagem do Bonfim. O ritual reúne baianas e foliões em um ato de fé e sincretismo, com flores e água de cheiro, pedindo caminhos abertos e proteção para a festa — dando o tom espiritual e cultural que, ano após ano, marca o Baianas Ozadas no Carnaval de BH.

4 mil lacres

O escritor Doutor Agnaldo Reis chamou atenção com uma fantasia feita de cerca de 4 mil lacres de cerveja na concentração do Baianas Ozadas.

A roupa sustentável virou convite para fotos e conversas e também uma forma de divulgar seus três livros. Para ele, o Carnaval é espaço de observação e criação literária.

Leia também

Programação Carnaval BH

A Itatiaia lançou a programação completa do Carnaval de Belo Horizonte. Além de todos os cortejos, é possível visualizar os blocos por data, turno, regional da cidade, bairro, perfil e estilo musical.

O Carnaval de Belo Horizonte acontece oficialmente entre 31 de janeiro e 22 de fevereiro. Além dos tradicionais blocos de rua, a programação da folia inclui desfiles das Escolas de Samba, Blocos Caricatos e artistas nacionais.

A festa ocupa todos os cantos da cidade e atrai milhões de foliões todos os anos. Hoje, a festa é considerada uma das maiores e melhores manifestações de Carnaval de rua do Brasil.

Fabiano Frade é jornalista na Itatiaia e integra a equipe de Agro. Na emissora cobre também as pautas de cidades, economia, comportamento, mobilidade urbana, dentre outros temas. Já passou por várias rádios, TV’s, além de agências de notícias e produtoras de conteúdo.
Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.

Ouvindo...