O Bloco Baque de Mina, cortejo composto exclusivamente por mulheres, agita a Região Centro-Sul de Belo Horizonte, durante a tarde desta terça-feira (17).
Esta é a primeira bateria feminina de Minas Gerais dedicada ao Maracatu de Baque Virado, manifestação tradicional de Pernambuco, considerado como o mais antigo ritmo afro-brasileiro.
Leia mais:
Bartucada, de Diamantina, atrai multidão de foliões nesta terça-feira (17) de Carnaval em BH Qual foi o maior hit musical do Carnaval de 2026? Vote na enquete Putz Grilla anima foliões com clássicos dos anos 80 no Carnaval de BH; veja fotos
O grupo foi criado na capital mineira em 2013 e é coordenado pela percussionista Daniela Ramos desde 2017. Atualmente, cerca de 30 mulheres compõem o bloco. O cortejo iniciou a concentração na Avenida Álvares Cabral, altura do número 365, no Bairro de Lourdes, às 16h.
Carnaval de Belo Horizonte 2026
O período oficial do Carnaval de Belo Horizonte ocorreu entre os dias 31 de janeiro e 22 de fevereiro. Mais de 600 blocos desfilam nas ruas de BH durante os dias, reunindo mais de 6 milhões de foliões.