Ao som de maracatu, ‘Baque de Mina’ ocupa Região Centro-Sul de BH nesta terça (17)

Cortejo composto somente por mulheres é o primeiro grupo feminino em Minas Gerais dedicado ao ritmo afro-brasileiro

Bloco Baque de Mina, na Região Centro-Sul de BH

O Bloco Baque de Mina, cortejo composto exclusivamente por mulheres, agita a Região Centro-Sul de Belo Horizonte, durante a tarde desta terça-feira (17).

Esta é a primeira bateria feminina de Minas Gerais dedicada ao Maracatu de Baque Virado, manifestação tradicional de Pernambuco, considerado como o mais antigo ritmo afro-brasileiro.

Leia mais:

O grupo foi criado na capital mineira em 2013 e é coordenado pela percussionista Daniela Ramos desde 2017. Atualmente, cerca de 30 mulheres compõem o bloco. O cortejo iniciou a concentração na Avenida Álvares Cabral, altura do número 365, no Bairro de Lourdes, às 16h.

Carnaval de Belo Horizonte 2026

O período oficial do Carnaval de Belo Horizonte ocorreu entre os dias 31 de janeiro e 22 de fevereiro. Mais de 600 blocos desfilam nas ruas de BH durante os dias, reunindo mais de 6 milhões de foliões.

Leia também

Estudante de jornalismo pela PUC Minas, Júlia Melgaço trabalhou como repórter do caderno de Gerais no jornal Estado de Minas. Também já passou por veículos de rádio e televisão. Na Itatiaia, cobre Minas Gerais, Brasil e Mundo.

Ouvindo...