Ouvindo...

Grande Rio revela inconsistências no resultado do Carnaval e questiona liga

A escola saiu como vice-campeã após perder por um décimo para a Beija-Flor

Neste ano, o desfile da escola de samba foi marcado pela despedida da atriz Paolla Oliveira como rainha de bateria

A escola de samba Grande Rio, vice-campeã do Carnaval de 2025 no Rio de Janeiro, revelou nesta quinta-feira (6) inconsistências nas notas publicadas no site da Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba do Rio).

No dia da leitura das notas, a Grande Rio recebeu duas notas 9.9 e duas notas 10 no quesito bateria, o que fez o resultado final fosse 29,9.

No site da Liesa, foram publicadas, inicialmente, uma nota 9.9 e três notas 10. O resultado final, então, seria 30.

A inconsistência está na nota que seria da jurada Geiza Carvalho.

Na soma de todos os quesitos, a Grande Rio teve 269,9 e perdeu por um décimo para a Beija-Flor, que se consagrou a grande campeã.

Leia também

Os dados publicados no site da Liesa indicariam, na verdade, um empate entre as duas escolas de samba.

Após a inconsistência ter sido revelada e documentada pela Grande Rio, a reportagem da Itatiaia encontrou que o erro foi corrigido no site da Liesa.

Agora, constam duas notas 9.9 e duas 10, mantendo o resultado lido no evento de apuração dessa quarta-feira (5).

Nas redes sociais, a Grande Rio afirmou que vai questionar a Liesa durante a plenária oficial da Liga com as escolas de samba do Grupo Especial, que ocorre nesta sexta-feira (6).

O que diz a Liesa

Procurada pela Itatiaia, a Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba do Rio) se manifestou por meio de nota (veja na íntegra abaixo).

“A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) divulgou nesta quinta-feira, 6, as justificativas das notas que definiram o resultado do Rio Carnaval 2025. O conteúdo foi publicado no site da entidade, revelando mais detalhes das análises feitas pelos 36 jurados que analisaram os nove quesitos. As notas foram lidas na Quarta de Cinzas.

A Liesa tem divulgado cada vez mais cedo a íntegra dos cadernos de notas do júri, sempre com vistas para a lisura do julgamento. Antigamente, o material demorava semanas para ser disponibilizado. Agora, além do rápido acesso garantido ao público dos desfiles, as próprias escolas descobrem com celeridade as razões de suas pontuações. São as justificativas, aliás, que levam a aprimoramentos para o ano seguinte.

Nesta quinta, 6, a Liga também divulgou o mapa oficial com as notas do Carnaval 2025. Por causa de um incidente (um erro de digitação já corrigido), a Acadêmicos do Grande Rio apareceu por poucos minutos com uma inconsistência no quesito Bateria, com uma das notas diferindo da que havia sido lida na apuração. A correção foi feita de acordo com o que consta nos cadernos de notas, sem prejuízos para o resultado”.

Passada a divulgação das justificativas, as seis escolas mais bem posicionadas do ano voltarão à Marquês de Sapucaí para o Sábado das Campeãs. Ingressos de arquibancadas, frisas e cadeiras estão esgotados.

Neste ano, o desfile da Grande Rio foi marcado pela despedida da atriz Paolla Oliveira da Sapucaí como rainha de bateria.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia, escreve para Cidades, Brasil e Mundo. Apaixonado por boas histórias e música brasileira.