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‘Belo Horizonte fez história’, avalia presidente da Belotur sobre Carnaval 2025

Em coletiva de imprensa, Bárbara Menucci falou da experiência da cidade com a festa este ano; número de foliões ainda será divulgado

Desfile do Então, Brilha! em 2025

A avaliação da presidente da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), Bárbara Menucci, sobre o Carnaval de Belo Horizonte — que oficialmente se estende até o próximo domingo (9) — foi positiva. A fala aconteceu em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (5). “Belo Horizonte fez história, porque é um Carnaval de gente para gente”, disse.

Conforme Menucci, houve um crescimento de 50% na procura pela rede hoteleira, com 100% de ocupação na região Centro-Sul da cidade. “Pelos dados da Azul Linhas Aéreas, por exemplo, fomos o terceiro destino mais procurado do Brasil para o Carnaval”, disse.

O número de foliões ainda será divulgado. “A gente falou até 6 milhões de pessoas durante todo o Carnaval, mas a gente sabe que os quatro dias de festa são os que mais realmente recebem esses foliões. Estamos terminando as apurações. Mas há um índice de crescimento de foliões, sim, como já era esperado”, informou.

Somente no bloco do Alok, nessa terça-feira (5), foram 500 mil foliões, segundo a PM. “O bloco atraiu um público muito grande e, conforme operacionalizávamos, com mais de 30 órgãos colaborando, precisamos abrir o Parque Municipal para ajudar no escoamento das pessoas. Depois, a gente foi andando devagarzinho com o trio, paramos na rua da Bahia, também, porque era uma forma de as pessoas saírem escoando. Foi um trabalho muito coordenado e ativo”, explicou a presidente da Belotur.

No geral, ela avaliou a experiência como positiva. “Foi uma experiência nova para Belo Horizonte na região Central, que a gente já identificou pontos de melhorias”, acrescentou. Apesar disso, a ocorrência mais grave do último dia de folia envolveu um jovem de 24 anos esfaqueado durante uma briga. Ainda ñao foram divulgados os números totais, inclusive de ocorrências.

Patrocinador

A discussão sobre o modelo de patrocínio, com críticas em relação a um suposto monopólio da Ambev e seus impactos nos ambulantes e comerciantes, voltou durante a coletiva. “O patrocínio é muito importante. Foi feito um edital ano passado para todas as empresas. O processo agora é a gente cada vez atrair mais empresas, quem sabe mais cervejarias e drinks prontos vão querer”, disse Menucci.

Ela destacou a estrutura e os pontos de apoio disponibilizados pela Ambev para reabastecimento das bebidas. “Vimos todos os ambulantes com ombrelone, por exemplo. Inclusive, foi um Carnaval muito quente, né? O patrocinador foi fundamental”, acrescentou.

Conforme a administração municipal, o patrocínio possibilitou um aumento de 70% na subvenção dos blocos de rua e 40% nos blocos caricatos.

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Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.
Mineiro de Urucânia, na Zona da Mata. Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Ouro Preto (2024), mesma instituição onde diplomou-se jornalista (2013). Na Itatiaia desde 2016, faz reportagens diversas, com destaque para Política e Cidades. Comanda o PodTudo, programa de debate aos domingos à noite na Itatiaia.