Ouvindo...

‘Horizontes do Samba': Cine Santa Tereza lança documentário que celebra a história do gênero em BH

Filme será exibido nesta quinta-feira, às 19h, gratuitamente; documentário faz parte de mostra que celebra o reconhecimento do samba como patrimônio cultural e imaterial da cidade

Mostra conta a história do samba em Belo Horizonte

O Cine Santa Tereza recebe a “Mostra Horizontes do Samba”, evento que celebra a história do gênero musical em Belo Horizonte, desta quinta-feira (20) a domingo (23). O destaque da programação é o documentário de mesmo nome (“Horizontes do Samba”), que será exibido nesta quinta às 19h gratuitamente.

A secretária municipal de Cultura, Eliane Parreiras, ressalta que a mostra comemora o reconhecimento do samba como patrimônio cultural e imaterial da cidade de Belo Horizonte, que aconteceu em dezembro do ano passado.

“Nós estamos felizes demais. Depois de um trabalho enorme, construído junto com os mestres, os detentores do saber, nós fizemos um trabalho grande de mapeamento e aí esse samba foi reconhecido em algumas categorias. Então, a gente tem a as escolas de samba, os blocos de rua, os blocos caricatos, os espaços de samba e as rodas de samba”, celebra.

Parreiras ainda comenta que a mostra é um resultado da política de valorização ao samba na cidade. “O reconhecimento se desdobra em políticas de fomento. A mostra de cinema ‘Horizontes do Samba’ vem fazer isso: celebrar esse título e esse reconhecimento como patrimônio cultural da cidade, mas mostrar e compartilhar com todo mundo a história do nosso samba”, disse.

Leia também

Segundo a secretária, o documentário “Horizontes do Samba” mostra o processo de mapeamento para transformar e reconhecer o gênero musical como patrimônio de BH.

O cantor, compositor e sambista Raimundo Nonato da Silva, conhecido como Nonato do Samba, conta que o projeto de reconhecer o samba como patrimônio da cidade começou ainda na pandemia.

“Nós sambistas nos reunimos para discutir uma forma de ajudar os colegas. As portas de todas as casas de show se fecharam, ninguém tinha trabalho e geralmente o sambista vive só de música, não é um trabalho formal. Então, a ideia surgiu desse grupo de sambistas para a gente organizar um coletivo de nome Mestre Conga. Através desse coletivo, a gente fez uma grande live e, de lá, surgiu a ideia de pedir o registro imaterial do samba em BH”, contou.

Além do documentário, a mostra apresenta uma seleção criteriosa de filmes que abordam a história e a trajetória do Samba no Brasil, como “Jair Rodrigues Deixa que Digam”, “O Pai de Rita”, “Samba Riachão” e “Noel por Noel”, entre outros títulos.

Mais informações:

  • Evento: Mostra Horizontes do Samba
  • Data: até dia 23 de fevereiro (domingo)
  • Local: Cine Santa Tereza – Rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza, Belo Horizonte
  • Lançamento do documentário: 20 de fevereiro, às 19h
  • Entrada: Gratuita
  • Ingressos: Retirada de ingressos pela Sympla.

Participe dos canais da Itatiaia:

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.