Seis escolas de samba encerraram, entre segunda-feira (12) para terça (13), os desfiles do Grupo Especial do Rio de Janeiro. A escola campeã de 2024 será conhecida na quarta-feira (14) de cinzas, após a apuração realizada a partir das 16h no horário de Brasília.
A primeira escola a entrar na avenida foi a Mocidade, que celebrou o caju, um fruto nativo, como símbolo da cultura e da identidade brasileira. “Acho que o carnaval tá precisando disso, de felicidade, de alegria, de participação popular”, contou à Itatiaia o intérprete Zé Paulo, estreante da escola que deixou a Viradouro após uma década.
A Portela, segunda escola a entrar na Sapucaí, levou para a avenida um enredo dedicado a todas às mães, avós e cada mulher preta que carrega a força de sobreviver. O desfile contou com a presença de Taís Araújo e Lázaro Ramos, além de Adriane Galisteu, que completa 12 anos representando a escola centenária.
A terceira escola do dia foi a Vila Isabel, que reeditou o enredo de 1993 “Gbalá - viagem ao Templo da Criação”, para ressaltar a importância das crianças para o mundo melhor. Sabrina Sato, rainha de bateria da escola desde 2011, representou a corrente sanguínea através da fantasia.
A Estação Primeira de Mangueira foi a quarta escola a entrar na avenida no segundo dia de desfiles. A agremiação homenageou a cantora Alcione, a Marrom, que desfilou no último carro. Antes do desfile, a artista chegou a puxar alguns dos sucessos no aquecimento da bateria e emocionou quem estava presente.
Quinta escola desfilar, Paraíso do Tuiuti assumiu a missão de contar a história do marinheiro João Cândido, almirante negro líder da Revolta da Chibata em 1910. A escola fundada há 71 anos busca um título inédito, já que nunca foi campeã do Grupo Especial.
A Viradouro fechou a noite com enredo que falou sobre as crenças vodus dos povos africanos que viviam na costa da mina região, onde atualmente estão países da África. Quem representou a escola de Niterói, que luta pelo tricampeonato, foi a rainha de bateria mineira, Erika Januza.
A campeã do Grupo Especial será definida na quarta-feira (14), a partir das 16 horas. As seis primeiras colocadas voltam à avenida no sábado (17), para o Desfile das Campeãs, quando a vencedora do Carnaval carioca será a última a cruzar a passarela do Samba do Rio de Janeiro.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.