Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Carnaval 2024: veja, em fotos, a primeira noite de desfiles das escolas de samba do Rio

Seis escolas passaram pela Marquês de Sapucaí em noite marcada pelo show da Grande Rio

Carro com onças iluminadas no desfile da Grande Rio

Onças iluminadas deram o tom do desfile da Grande Rio

Alex Ferro/Riotur

Seis escolas de samba passaram pela Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro (RJ), entre o fim da noite de domingo (11) e a madrugada desta segunda-feira (12). A primeira noite dos desfiles do Grupo Especial do Carnaval carioca começou com a Unidos do Porto da Pedra. Depois, vieram Beija-Flor, Acadêmicos do Salgueiro, Grande Rio, Unidos da Tijuca e Imperatriz Leopoldinense.

A Porto da Pedra apresentou os detalhes do histórico almanaque do Lunário Perpétuo, livro da era medieval que trata de um amplo leque de temas e vai da astrologia aos saberes médicos. Depois, com a Beija-Flor, o público viu a história da folia carnavalesca na cidade de Maceió (AL).

Com “Hutukara”, o Salgueiro fez uma ode aos povos indígenas — sobretudo os Yanomami. A Grande Rio, com “Nosso destino é ser onça”, e a Unidos da Tijuca, responsável por um enredo sobre Portugal, vieram na sequência. O último desfile da primeira noite foi com a Imperatriz, que falou sobre o testamento da cigana Esmeralda.

Leia Também

Segunda noite de desfiles

Entre esta segunda-feira e a terça (13), mais seis agremiações vão desfilar. A noite de samba começa com a Mocidade Independente de Padre Miguel. Vão passar pela Sapucaí, ainda, Portela, Vila Isabel, Estação Primeira de Mangueira, Paraíso do Tuiuti e Unidos do Viradouro.

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Graduado em Jornalismo, é repórter de Política na Itatiaia. Antes, foi repórter especial do Estado de Minas e participante do podcast de Política do Portal Uai. Tem passagem, também, pelo Superesportes.
Diana Rogers tem 34 anos e é repórter correspondente no Rio de Janeiro. Trabalha como repórter em rádio desde os 21 anos e passou por cinco emissoras no Rio: Globo, CBN, Tupi, Manchete e Mec. Cobriu grandes eventos como sete Carnavais na Sapucaí, bastidores da Copa de 2014 e das Olimpíadas em 2016.
Leia mais