Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Carnaval BH 2024: bloco ‘Todo Mundo Cabe no Mundo’ celebra folia com inclusão

Desfile coloriu as ruas do bairro Santa Efigênia, na região Centro-Sul da capital, neste domingo (11)

Carnaval 2024 todo mundo cabe no mundo (2).jpeg

Uarlen Valerio/Itatiaia

O bloco Todo Mundo Cabe no Mundo levou a diversão do Carnaval para foliões de todas as idades em Belo Horizonte. O desfile começou às 10h, deste domingo (11), e coloriu as ruas do bairro Santa Efigênia, na região Centro-Sul da capital.

O cortejo, que tem como missão levar a inclusão para o Carnaval de BH, contou com a participação de dezenas de foliões com deficiência. A intérprete de libras Norma Lúcia, de 41 anos, conta a importância da ação. "É muito gostoso. Eu acho que a inclusão é isso, né? É deixar que todos participem, que todos estejam inclusos”, diz.

A foliã também explica como a música é capaz de divertir mesmo que tem algum tipo de deficiência auditiva. “A gente faz a tradução das músicas para as pessoas surdas. Surdo adora música. Apesar das pessoas falarem: ‘Ah, mas eles não escutam, não tem noção do que é'. Eles amam por causa da vibração, então eles ficam sempre perto do bloco ou das caixas. A gente vai fazendo a tradução e eles têm noção do que está acontecendo”, conta.

A iniciativa surgiu em 2016, a partir do trabalho de defesa da inclusão por parte do multi-artista Marcelo Xavier. A bateria é aberta para quem quiser participar, sem qualquer exigência. E conta, inclusive, com a colaboração de pessoas com deficiência. O bloco permanece parado no mesmo lugar também para garantir a acessibilidade e diversão de pessoas com mobilidade reduzida.

Veja fotos do bloco ‘Todo Mundo Cabe no Mundo':

Leia Também

Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

Leia mais