Pelo menos 11 pessoas ficaram feridas após um grave acidente entre um ônibus biarticulado, no modelo BRT, que trafega na faixa exclusiva, bater em um trem e partir ao meio. A batida aconteceu em Curitiba, no bairro Cabral, na madrugada desta quarta-feira (22). Ao todo, havia 25 pessoas no coletivo.
Em imagens que circulam nas redes sociais, é possível ver diversas viaturas da Polícia Militar (PM) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que prestaram socorro às vítimas. É possível ver também parte do ônibus de um lado da pista, o trem, e a outra metade do ônibus que partiu ao meio.
Conforme a concessionária que administra a ferrovia, o acidente aconteceu após o motorista do ônibus desrespeitar a sinalização e cruzar a linha férrea quando o trem se aproximava. O maquinista chegou a acionar a buzina, conforme procedimento padrão, e acionou os freios de emergência, mas não foi possível parar a tempo.
As vítimas foram encaminhadas para hospitais da região com ferimentos leves a moderados.
Vídeo: ônibus biarticulado do BRT bate em trem e se parte ao meio; 11passageiros ficam feridos
— Itatiaia (@itatiaia) July 23, 2025
Clique e leia mais 👇 pic.twitter.com/R2bwsXicbM
“Imediatamente, a concessionária solicitou o suporte das equipes de emergência para prestar atendimento médico aos acidentados. Em conjunto com os órgãos de trânsito, a empresa providenciou a liberação da via no início da madrugada. De acordo com as leis do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a preferência é sempre do trem, e é considerada infração gravíssima atravessar uma Passagem em Nível sem parar previamente (Art. 212)”, diz a nota da concessionária.
Já a Transporte Coletivo Glória, responsável pelo ônibus, confirmou que havia 25 pessoas no ônibus, lamenta o ocorrido e disse que as causas do acidente estão sendo investigadas.
“Todos foram prontamente atendidos. As causas do acidente estão sendo apuradas. A Transporte Coletivo Glória lamenta o ocorrido e reitera seu compromisso com a segurança dos passageiros e a qualidade do transporte público”, finalizou.