Belo Horizonte
Itatiaia

Vacinas contra Covid-19 não aumentam risco de miocardite, afirma Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde reforça a importância da vacinação contra a Covid-19 para conter a disseminação e evitar casos graves da doença

Por
De acordo com o órgão, as vacinas são comprovadamente seguras e altamente eficazes para a proteção contra casos graves e óbitos pela Covid-19
De acordo com o órgão, as vacinas são comprovadamente seguras e altamente eficazes para a proteção contra casos graves e óbitos pela Covid-19 • Marcelo Camargo | Agência Brasil

O Ministério da Saúde publicou, na última terça-feira (28), uma nota desmentindo rumores de que as vacinas contra a Covid-19 poderiam aumentar o risco de desenvolver miocardite, inflamação do músculo do coração, e em outros casos até a morte. O órgão esclarece que os imunizantes podem causas reações, mas a grande maioria sem gravidade.

"A circulação de notícias falsas que prejudicam as iniciativas para ampliar as coberturas vacinais no país, além de ser um desserviço para o irrefutável benefício das vacinas no controle e redução de casos graves da Covid-19. Vacinas salvam vidas. A pasta orienta que a população busque informações nos canais oficiais do Ministério da Saúde para evitar desinformações relacionadas à vacinação", explica.

Em nota, o Ministério da Saúde relata que todas as vacinas passam pelo crivo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que comprova a eficácia e segurança das doses. Além disso, a aplicação na população segue orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

"Essas reações são raras e ocorrem, em média, em um caso a cada 100 mil doses aplicadas. Se comparado, o risco de complicações pela própria Covid-19 é muito superior ao risco de reações graves pela vacinação. A doença já matou quase 700 mil pessoas no Brasil desde o início da pandemia. Portanto, o benefício de se proteger dos casos graves e mortes pela doença pela vacinação é consideravelmente maior", reforça.

A miocardite, rara doença que acomete principalmente crianças e adolescentes que contraíram a Covid-19, é uma inflamação que afeta diferente órgãos do corpo, incluindo o coração. De acordo com o Ministério da Saúde, a vacinação protege os jovens contra casos graves da condição, inclusive de complicações posteriores.

Movimento Nacional pela Vacinação

Por fim, o órgão apresenta o 'Movimento Nacional pela Vacinação', programa que busca aumentar a cobertura vacinal contra a Covid-19 em todo o território nacional.

"Para retomar as altas coberturas vacinais de todos os imunizantes disponíveis no SUS e reforçar a proteção contra a Covid-19, o Ministério da Saúde lançou o Movimento Nacional pela Vacinação, que tem o objetivo de mobilizar o Brasil para que o país volte a ser referência em vacinação. Quem ainda não completou o ciclo vacinal ou está com alguma dose em atraso, pode procurar uma unidade de saúde para se vacinar. Tanto as vacinas bivalentes quanto as monovalentes, disponíveis em todas as unidades de saúde, são igualmente eficazes e protegem casos graves de Covid-19.

Mesmo diante da chegada das vacinas bivalentes, a pasta reforça que as vacinas monovalentes disponíveis atualmente em todo o país seguem eficazes e protegem contra casos graves e óbitos por Covid, e continuarão disponíveis para imunização da população. O esquema vacinal completo, incluindo as doses de reforço, é fundamental para o controle da doença."

Por

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.