Ouvindo...

‘Uber para idosos’ já está disponível; conheça as facilidades e saiba como usar

Com a versão, pessoas mais velhas têm uma experiência de mobilidade “mais simples e intuitiva”, como explicou a empresa.

Uber Senior já está disponível

Desde a última quinta-feira (10), a Uber expandiu o acesso à sua modalidade de conta sênior para todo o Brasil. Esta versão, que teve seu lançamento inicial em junho e fase de testes em Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE) e Porto Alegre (RS), oferece uma experiência de uso do aplicativo mais simples e intuitiva para pessoas com 60 anos ou mais.

Funcionalidades e benefícios da conta Sênior

Integrada ao Perfil Familiar do aplicativo, a conta sênior foi desenvolvida para atender às necessidades de usuários idosos, com:

  • Interface simplificada: Ícones e fontes maiores melhoram a visibilidade, e a quantidade de botões e etapas para solicitar uma corrida foi reduzida.
  • Acompanhamento em tempo real: Familiares e cuidadores podem acompanhar a viagem, receber atualizações e, se necessário, ligar para o motorista.
  • Locais favoritos: Permite salvar endereços frequentemente visitados para agilizar futuras solicitações.
  • Opções de pagamento flexíveis: O usuário pode usar seu próprio cartão, o cartão do perfil familiar ou outras opções disponíveis na plataforma.

Segundo Sílvia Penna, diretora geral da Uber no Brasil, o objetivo é tornar a tecnologia um facilitador na vida das pessoas, especialmente as mais velhas, permitindo deslocamentos fáceis para compromissos médicos, compras e visitas familiares.

Leia mais

Como configurar a conta sênior

  • Acesse o menu principal do aplicativo e toque em “Configurações”.
  • Role a tela, procure e selecione a opção “Configure seu Perfil Familiar”.
  • Quando a mensagem sobre a modalidade for exibida, pressione “Continuar” e marque “Convidar Familiar”.
  • Envie o convite para a pessoa desejada, escolhendo na lista de contatos.
  • Após o convidado aceitar e baixar o aplicativo via link compartilhado para configurar seu perfil, o processo de criação da conta sênior estará finalizado.

Uma vez configurada, a pessoa adicionada pode solicitar viagens de forma independente ou com o auxílio do administrador do perfil familiar. A Uber ressalta que o desenvolvimento da conta sênior contou com a colaboração de especialistas em envelhecimento ativo, acessibilidade e pessoas idosas, visando atender suas principais necessidades. O aplicativo também oferece uma conta dedicada a adolescentes.

Amanda Alves é graduada, especialista e mestre em artes visuais pela UEMG e atua como consultora na área. Atualmente, cursa Jornalismo e escreve sobre Cultura e Indústria no portal da Itatiaia. Apaixonada por cultura pop, fotografia e cinema, Amanda é mãe do Joaquim.