Jovem que morreu após passagem de tornado pelo PR receberia crisma neste fim de semana

Julia Kwapis, de 14 anos, estava na casa de uma amiga quando foi arrastada pelo vendaval

Julia Kwapis tinha 14 anos

A adolescente Julia Kwapis é uma das seis vítimas da passagem de um tornado pelo Paraná, na última sexta-feira (7). Julia tinha 14 anos e era moradora de Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do estado, a cidade mais afetada pelo temporal. A jovem receberia o sacramento católico da crisma, em uma cerimônia que seria realizada nesse sábado (8).

Segundo o relato de familiares de Julia, a jovem estava na casa de uma amiga quando o temporal começou em Rio Bonito do Iguaçu. Com ventos superiores a 250 km/h, ela foi arrastada do local e encontrada morta pelo Corpo de Bombeiros do Paraná na manhã de sábado.

Quatro das outras cinco vítimas também eram moradores de Rio Bonito do Iguaçu. Já José Neri Geremias, de 53 anos, morava na área rural de Guarapuava, também no Centro-Sul do Paraná.

O número de mortos ainda pode aumentar, porque uma pessoa segue desaparecida. A Defesa Civil do Paraná não confirmou o nome dessa pessoa.

Tornado provoca destruição no Paraná

Com ventos acima dos 250 km/h, o tornado que devastou diversos municípios do Paraná atingiu a classificação EF3 - a terceira maior escala de força, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

O Simepar fez a classificação do tornado com base nas imagens da destruição provocada pelo fenômeno climático e de radares meteorológicos.

Ainda de acordo com o Simepar, o tornado se formou de um ciclone extratropical que atingiu algumas partes da Região Sul.

Somente em Rio Bonito do Sul, mais de 90% das edificações da cidade foram danificadas devido ao tornado. Mais de 1 mil pessoas estão desabrigadas ou desalojadas desde a última sexta-feira.

O governador do Paraná, Ratinho Jr (PSD), concedeu entrevista coletiva no sábado e relatou que esse tornado foi um dos fenômenos climáticos mais fortes que o estado registrou.

Ratinho Jr. destacou ainda que além de Rio Bonito do Sul, Candói e Entre Rios (distrito de Guarapuava) também registraram grande destruição devido ao tornado.

Leia também

Jorge de Sousa colabora com a Itatiaia na cobertura do tornado que arrasou cidades no interior do Paraná e de Santa Catarina.

Ouvindo...