Vídeo: navio bate em duas balsas, e tripulantes pulam de embarcação em Santos-SP

Acidente com porta-contêineres da Singapura ocorreu com balsas que estavam fora de circulação

Navio de Singapura atingiu duas balsas no Porto de Santos

Um navio porta-contêineres, com bandeira da Singapura, atingiu duas balsas que atravessavam o canal do Porto de Santos, em São Paulo, na noite dessa segunda-feira (16). Tripulantes das embarcações precisaram saltar no mar após o acidente.

No registro feito do acidente, é possível ver as balsas FB-14 e FB-15, sem veículos ou passageiros. Segundo os responsáveis pela manobragem, estavam presentes apenas quatro tripulantes, o comandante e três marinheiros, que pularam na água após a batida e foram resgatados sem ferimentos por lanchas da entidade.

As balsas faziam a travessia entre Santos e Guarujá quando o navio Seaspan Empire as atingiu. Uma das balsas estava fora de operação e era rebocada no momento.

O acidente ocorreu em frente ao Armazém 35, no momento em que o porta-contêineres deixava o canal por falta de espaço para atracar. O Seaspan Empire havia saído do Rio de Janeiro nessa sexta-feira (14) e tinha atracação prevista em Santos nessa segunda-feira.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de São Paulo (Semil), não houve nenhum registro de pessoas feridas na colisão e os tripulantes nadaram até a margem de segurança. O órgão acompanha a apuração dos fatos junto às autoridades marítimas.

A Itatiaia buscou o Porto de Santos, mas não obteve retorno até o momento. O texto será atualizado de acordo com a chegada de novas informações.

Confira nota da Capitania dos Portos na íntegra

“A Marinha do Brasil (MB), por meio da Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP), informa que, na noite do dia 16 de fevereiro, por volta de 21h30, ocorreu o abalroamento entre um Navio Mercante e duas balsas que realizavam a travessia entre Santos - Guarujá.

O abalroamento ocorreu durante a saída do Navio “SEASPAN EMPIRE” do Porto de Santos e a travessia das balsas FB-14 e FB-15, que não possuíam passageiros a bordo. Os quatro tripulantes das balsas se fizeram ao mar e foram resgatados em segurança por embarcações próximas ao local.

Uma equipe de militares peritos da CPSP foi prontamente acionada e esteve no local, constatando que, apesar do dano material, não houve vítimas. O devido Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) foi instaurado para apurar as causas e possíveis responsáveis pelo acidente.

Por fim, a MB ressalta que, aqueles que conduzirem embarcações, ajam com prudência, bem como realizem a devida manutenção de suas embarcações e mantenham coletes salva-vidas e demais equipamentos de salvatagem disponíveis em quantidade adequada”.

(Sob supervisão de Alex Araújo)

Leia também

Gustavo Monteiro é estagiário do Portal Itatiaia e estudante de jornalismo na UFMG. Natural de Santos-SP, possui passagens pela Revista B&R e Secretaria do Estado de Minas de Comunicação Social.

Ouvindo...