A partir deste sábado (6), quatro linhas do Metrô de São Paulo passam a operar 24 horas. Durante a madrugada, os passageiros poderão embarcar e desembarcar em todas as estações das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata. As linhas privadas não participarão da medida.
A mudança será aplicada inicialmente em caráter experimental, sempre da noite de sábado até a manhã de domingo, em todos os fins de semana até fevereiro de 2026. O objetivo é avaliar a viabilidade do serviço e atender uma antiga demanda de usuários e turistas que buscam opções de transporte para a vida noturna.
Na Linha 2-Verde, os trechos entre Vila Madalena e Clínicas e entre Sacomã e Vila Prudente funcionarão em via única durante a madrugada. No restante do trajeto, assim como nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha, a operação será normal. Não haverá integração com outras linhas de metrô e trem nesse período.
Na Linha 15-Prata, neste primeiro fim de semana, o atendimento noturno será feito por ônibus gratuitos do sistema Paese, por causa dos testes com trens da nova frota. Após essa fase, a oferta de serviço será reavaliada para os próximos fins de semana.
As bilheterias permanecerão fechadas durante a madrugada. Quem não tiver Bilhete Único ou TOP poderá adquirir os cartões nas máquinas de autoatendimento, na Carteira Google ou pelo WhatsApp.
Nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha, o acesso será permitido também via pagamento por aproximação com cartões físicos de crédito e débito. Ao longo de dezembro, essa forma de pagamento será estendida às linhas 2-Verde e 15-Prata.
Qual a diferença com o Metrô de BH?
O sistema Metrô BH, em Belo Horizonte, funciona normalmente todos os dias entre 5h15 e 23h. Nos dias úteis, os trens circulam com intervalo aproximado de 7,5 minutos nos horários de pico (manhã 6h–8h30; tarde 16h30–19h) e 15 minutos nos demais horários.
Aos sábados, o intervalo é de 7,5 minutos pela manhã e 15 minutos no restante do dia; aos domingos e feriados, o intervalo é de 15 minutos durante todo o dia.