Itatiaia

Defesa Civil emite alerta para forte chuva em São Paulo

Defesa Civil Estadual emitiu alerta para chuvas intensas, raios e ventos na capital paulista neste sábado (15). Regiões Norte, Central e Leste são as mais afetadas, com previsão de granizo e alagamentos pontuais.

Por
Paulo Pinto/Agência Brasil

A Defesa Civil Estadual emitiu, na manhã deste sábado (15), um alerta severo para forte chuva, raios, vento e potencial para granizo e alagamentos nas zonas Norte, Central e Leste da cidade de São Paulo (SP). A mensagem foi recebida por moradores da capital paulista por volta das 8h05. "Busque abrigo", afirma o alerta.

Relatos de moradores à CNN Brasil indicam falta de luz e muita chuva em bairros das zonas Leste, Norte e Central. Um vídeo mostra densa neblina com chuva em Santana, na zona Norte. O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo informou que toda a cidade está em estado de atenção para alagamentos. "O deslocamento do sistema é rápido, mas há potencial para a formação de alagamentos pontuais. O dia segue chuvoso, com pancadas isoladas durante a tarde e chuvisco durante a noite", informou o CGE.

Os bairros do Jabaquara e Santo Amaro, por sua vez, estão em estado de alerta para ocorrências, com registro de transbordamento do Córrego Água Espreiada, na Rua Jorge Duprat Figueiredo.

Segundo o CGE, o dia começou com a passagem rápida de uma área de instabilidade na madrugada, e que no geral provocou chuva fraca. Os termômetros das estações meteorológicas do CGE da Prefeitura de São Paulo registraram média de 16,2°C, com vento persistente de sudeste. Hoje, o dia será marcado pela passagem de áreas de instabilidade no período da manhã e pancadas isoladas de chuva à tarde. O tempo melhora no decorrer da noite, apenas com registro de chuviscos isolados. A temperatura máxima deve ficar entre 24°C e 25°C, com índices mínimos de umidade do ar em torno dos 55%.

O banco de dados meteorológicos do CGE da Prefeitura de São Paulo mostra que agosto, até o momento, registrou 12,8 mm de chuva, o que representa 43,1% dos 29,7 mm esperados para o mês.

Por

Acompanhe as últimas notícias produzidas pela CNN Brasil, publicadas na Itatiaia.

 

 

Belo Horizonte