Cinco pessoas são presas em operação contra falsificação de bebidas em seis estados

A operação foi realizada pela Polícia Civil de São Paulo (PCSP) nesta terça-feira (11) na Bahia, Goiás, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro e Santa Catarina

Operação realizada pela Polícia Civil do Estado de São Paulo ocorre em seis estados

Cinco pessoas foram presas durante uma operação realizada pela Polícia Civil de São Paulo (PCSP) nesta terça-feira (11), contra um esquema de falsificação e comercialização de bebidas alcoólicas.

A ação é um desdobramento de uma investigação que resultou na prisão de um dos principais fornecedores de insumos usados na falsificação de bebidas no país, ocorrida em outubro, na capital paulista. Nesta terça-feira, foram cumpridos 21 mandados de busca e prisão nos estados da Bahia, Goiás, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

“Foram localizadas diversas garrafas vazias e uma grande quantidade de insumos. Houve a participação de policiais civis de Presidente Prudente e do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), que estiveram no Rio de Janeiro e em Goiás acompanhando as diligências”, disse a delegada Leslie Caram Petrus, responsável pela operação.

Além das cinco pessoas detidas, a Secretaria da Segurança Pública (SSP-SP) informou que outros suspeitos foram conduzidos a unidades policiais e permanecem à disposição das autoridades locais. A pasta, no entanto, não divulgou o número total de conduzidos.

A operação

Em Nova Iguaçu (RJ) e em Goiânia (GO), os investigadores encontraram depósitos de garrafas usadas para abastecer os fornecedores de bebidas. De acordo com a Polícia Civil, o esquema era semelhante ao descoberto na operação que prendeu um dos principais fornecedores de matéria-prima usada na falsificação de bebidas no país. O homem foi preso na Brasilândia, zona norte da capital paulista, no dia 3 de outubro.

Segundo a polícia, o suspeito comercializava tampas, rótulos, caixas para embalagem e até selos falsificados do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), colados nas garrafas para simular a originalidade do produto.

Na primeira fase da operação, realizada em outubro, sete pessoas foram presas por participarem de uma rede de adulteração e falsificação de bebidas alcoólicas em várias cidades do estado de São Paulo.

Leia também

Correspondente da Rádio Itatiaia em São Paulo. Ingressou na emissora em 2023. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. Na Band, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na Band News FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do Band News TV. Em 2023, foi reconhecido como um dos 30 jornalistas mais premiados do Brasil.

Ouvindo...