Vídeo: bandidos do Comando Vermelho fogem dos policiais pela mata durante operação no RJ
Dezenas de pessoas morreram em megaoperação contra o Comando Vermelho (CV) nesta terça-feira (28), entre policiais e suspeitos
Drones flagraram o momento em que traficantes fugiram pela mata durante megaoperação das Polícias Civil e Militar nos complexos do Alemão e da Penha, considerados "territórios do Comando Vermelho", nesta terça-feira (28).
As imagens mostram pelo menos 11 pessoas subindo por um caminho estreito em fuga durante a ação dos policiais. Até o momento, foram informados 64 mortos, entre suspeitos e policiais. A operação também resultou na prisão de 81 pessoas e apreensão de 32 fuzis. Quatro policiais estão entre os mortos.
A ação foi deflagrada após mais de um ano de investigação da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) e contou com cerca de 2,5 mil agentes, além de drones, helicópteros, blindados e veículos utilizados para remoção de barricadas.
A operação ainda gerou a alteração de 120 linhas de ônibus. Em retaliação, mais de 20 coletivos foram sequestrados. Os criminosos também bloquearam diversos pontos do Rio de Janeiro como retaliação.
Essa é a operação mais letal na história da cidade. O número de mortes é mais do que o dobro do registrado em uma operação na favela do Jacarezinho, em maio de 2021 e considerada a mais violenta, até então. Na ocasião, 28 pessoas foram mortas em tiroteio, de acordo com dados do Grupo de Estudos dos Novos Ilegalismos da Universidade Federal Fluminense (Geni-UFF).
Vídeos e fotos mostram focos de incêndios, fumaças altas, armamento pesado apreendido, além de prisões e destruição.
Diante da operação, o governo do Rio de Janeiro colocou todos os agentes das forças de segurança de prontidão. A gestão do governador Cláudio Castro (PL) divulgou em nota que a operação segue em andamento.
“Unidades operacionais estão com as atenções voltadas para as principais vias e locais de maior concentração de pessoas. A ação mobiliza 2,5 mil policiais civis e militares para prender lideranças criminosas e impedir o fortalecimento do Comando Vermelho”, escreveu.
(Sob supervisão de Lucas Borges)
Jornalista formada pelo UniBH, é apaixonada pelo dinamismo do factual e pelo poder das histórias bem narradas. Com trajetória que inclui passagens pelo Sistema Faemg Senar, jornal Estado de Minas e g1 Minas, possui experiência em múltiplas plataformas e linguagens. Atualmente, integra a redação da Rádio Itatiaia, onde acompanha os principais acontecimentos de Minas Gerais, do Brasil e do mundo
Diana Rogers tem 34 anos e é repórter correspondente no Rio de Janeiro. Trabalha como repórter em rádio desde os 21 anos e passou por cinco emissoras no Rio: Globo, CBN, Tupi, Manchete e Mec. Cobriu grandes eventos como sete Carnavais na Sapucaí, bastidores da Copa de 2014 e das Olimpíadas em 2016.




