‘Mentor de Barricadas’ do Comando Vermelho é preso em condomínio de luxo no Rio

Operação Contenção mira estrutura financeira da facção e cumpre mandados no RJ, SP e MG; 16 suspeitos já foram presos

‘Mentor de Barricadas’ do Comando Vermelho é preso em condomínio de luxo no Rio

Um homem apontado pela polícia como responsável por financiar a construção de barricadas em comunidades dominadas pelo Comando Vermelho foi preso na manhã desta terça-feira (18) durante uma operação das polícias Civil e Militar. Cosme Rogério Dias, conhecido como “Mentor de Barricadas”, foi localizado em um condomínio de luxo na Zona Oeste do Rio. A mulher dele, Cyntia dos Santos Ferreira, também foi presa.

A ação faz parte de mais uma fase da ‘Operação Contenção’, que tem o objetivo de conter o avanço da facção, atacando sua estrutura financeira e logística. Ao todo, a operação prevê o cumprimento de 41 mandados de prisão e 92 mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Minas Gerais. Até o momento, 16 suspeitos foram presos.

Polícia identificou conexão entre tráfico e ferros-velhos

Segundo a polícia, Cosme se apresentava como empresário do ramo da reciclagem, mas, na verdade, liderava o braço financeiro do Comando Vermelho, financiando e fornecendo materiais para a construção das barricadas, estruturas erguidas por traficantes nos acessos às comunidades.

As investigações apontaram que parte dos recursos usados para erguer e manter essas barreiras vinha da receptação e da comercialização de cobre e outros metais furtados, evidenciando uma conexão entre o tráfico e ferros-velhos.

A polícia também identificou a movimentação ilícita de mais de R$ 217 milhões pela facção. Os agentes pediram à Justiça o bloqueio desses valores, além do sequestro de imóveis de luxo, veículos de alto padrão e da interdição de oito ferros-velhos.

Nesta segunda-feira (17), o governo do estado anunciou a Operação Barricada Zero, uma ação integrada entre forças de segurança, secretarias e prefeituras para remover 13 mil barricadas em comunidades. Na primeira fase, serão atendidos 12 municípios.

Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.
Diana Rogers tem 34 anos e é repórter correspondente no Rio de Janeiro. Trabalha como repórter em rádio desde os 21 anos e passou por cinco emissoras no Rio: Globo, CBN, Tupi, Manchete e Mec. Cobriu grandes eventos como sete Carnavais na Sapucaí, bastidores da Copa de 2014 e das Olimpíadas em 2016.

Ouvindo...