O ex-capitão do Bope Rodrigo Pimentel criticou, em entrevista a William Waack, da CNN Brasil, criticou as operações dos Estados Unidos contra o narcotráfico, dizendo que elas “quase sempre não são efetivas”.
Os Estados Unidos, a mando do presidente Donald Trump, têm atacado barcos no Caribe e no Pacífico sob a justificativa de que eles são
“Quase sempre as ações dos Estados Unidos, elas não são efetivas no que se refere a provocar uma redução da demanda [de drogas] lá. Eu entendo que se existe uma demanda para cocaína nos EUA, o fato do americano atacar barcos no Golfo do México, eu acho que não é verdadeiramente efetivo”, afirmou.
Pimentel relembrou, ainda, da ação dos Estados Unidos na Colômbia, que teve investimento de 30 bilhões de dólares. Na época, foram mobilizadas várias aeronaves Black Hawk para a Polícia Nacional e o Exército colombianos, além da formação de 35 batalhões de elite e extradição de condenados colombianos para a Colômbia.
“No final de tudo, a cocaína estava mais barata no mercado americano, porque você tinha quatro cartéis que conseguia controlar o preço. Depois da operação, surgiram dois mil pequenos cartéis, e o preço da cocaína teve uma queda no mercado interno dos EUA”, disse.