As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Rio de Janeiro registraram um aumento de quase 28% nos atendimentos relacionados ao calor. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, entre os dias 9 e 11 de janeiro, as unidades da rede atenderam 1.734 ocorrências de pessoas com sintomas que podem estar associados às altas temperaturas, como tontura, vertigem, fraqueza e desmaio.
O aumento é de 27,92% em comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo a prefeitura, a maioria dos atendimentos ocorreu em UPAs localizadas nas zonas Oeste e Sudoeste da cidade.
Rio segue no nível 3 de calor
Segundo o Centro de Operações da Prefeitura, a cidade do Rio de Janeiro permanece no nível 3 de calor, o terceiro em uma escala de cinco. Esse nível indica registro de índices elevados de calor, entre 36 °C e 40 °C, com previsão de permanência ou aumento por, pelo menos, três dias consecutivos.
Nesta segunda-feira (12), a cidade registrou máxima de 40,8 °C, o dia mais quente do verão até agora, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Para esta terça-feira (13), a previsão é de tempo instável, com céu parcialmente nublado e possibilidade de pancadas de chuva isoladas à tarde e à noite. Apesar disso, o calor continua, com máxima prevista de até 39 °C.