Vídeo mostra segundo extravasamento de lama em mina da Vale em menos de 24 horas em Congonhas

Imagens registram extravasamento de água com sedimentos na Mina Viga, da Vale, em Congonhas; ocorrência é a segunda em menos de 24 horas na Região Central de Minas

Vídeo mostra segundo extravasamento de lama em mina da Vale em menos de 24 horas em Congonhas

Um vídeo registrou o momento exato em que houve um segundo extravasamento de água com sedimentos, desta vez na Mina Viga, também da Vale, localizada entre a Plataforma e o Esmeril, em Congonhas, na Região Central de Minas, neste domingo (25). Nas imagens, é possível ver o momento em que a forte correnteza de lama desce sobre alguns equipamentos que estavam no local.

Este é o segundo extravasamento em menos de 24 horas, na Região Central do estado. Também neste domingo (25), houve um rompimento na Mina de Fábrica, entre Congonhas e Ouro Preto. No local, o rompimento da estrutura da Vale provocou o alagamento de áreas na unidade Pires, de propriedade da CSN Mineração, incluindo o almoxarifado, acessos internos, oficinas mecânicas, área de embarque, entre outras áreas e atividades.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, determinou que a Agência Nacional de Mineração (ANM) investigue o extravasamento de água ocorrido na Mina de Fábrica.

Ambos os casos aconteceram justamente quando se completou sete anos do rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

A tragédia deixou 270 mortos, ou 272, se contadas as vítimas que estavam grávidas, e segue impactando profundamente a vida de famílias e cidades atingidas, que ainda cobram justiça, responsabilização criminal e avanços concretos na reparação.

Ainda sobre a Mina Viga, não houve bloqueio de vias nem registro de comunidades atingidas. O impacto identificado até o momento é de natureza ambiental. Em nota, a Prefeitura de Congonhas lamentou o ocorrido, destacando que esta é a segunda ocorrência envolvendo extravasamento em menos de 24 horas no município.

A administração municipal informou ainda que novas atualizações serão divulgadas assim que houver informações adicionais sobre o caso.

A reportagem entrou em contato com a Vale e aguarda retorno.

Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.

Ouvindo...