As fortes chuvas que atingiram a cidade de Várzea da Palma, no Norte de Minas, nessa sexta-feira (23), causaram alagamentos e deixaram cerca de 30 e 40 famílias desalojadas. Segundo informações repassadas pelo prefeito Rodrigo Dala à Itatiaia, a situação é considerada atípica.
Em cerca de três horas foram registrados 110 mm de chuva, o volume muito acima do normal, de acordo com as autoridade. O acumulado se somou a dias consecutivos de precipitações e ao solo já encharcado, provocando elevação rápida do nível dos córregos.
O prefeito explicou ainda que a rede de drenagem do município é limitada e não consegue dar vazão a um volume tão elevado de água.
Leia também
Agravante
Outro fator agravante é o de que muitas residências foram construídas abaixo do nível das ruas, além da linha férrea, que corta a cidade e acaba represando a água em alguns pontos.
Ainda de acordo com Rodrigo Dala, a prefeitura já mobiliza uma escola para abrigar as famílias atingidas, realiza a aquisição emergencial de colchões e prepara um decreto de situação de emergência para acionar o apoio dos órgãos estaduais.
Equipes da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e das secretarias municipais seguem mobilizadas. A prioridade, segundo a administração municipal, é retirar as famílias das áreas de risco e gaarantir segurança, abrigo, alimentação à população.