Quadrilha que vendia ecstasy, haxixe e ‘supermaconha’ é alvo da polícia na Grande BH

São cumpridos 27 mandados de busca e apreensão em Belo Horizonte, Contagem, Betim, Sarzedo, Nova Lima, Brumadinho e Pará de Minas na operação Crème de la Crème

Droga escondida em geladeira é encontrada durante a operação

Traficantes que integram uma organização criminosa que vendia ecstasy, haxixe e skunk em cidades da Grande BH são alvo da Polícia Civil nesta quinta-feira (13), em uma operação batizada de Crème de la Crème. A polícia pediu o bloqueio de R$ 50 milhões dos investigados. Imagens da operação divulgadas pela polícia mostram grande quantidade de droga escondida em uma geladeira.

São cumpridos 27 mandados de busca e apreensão em Belo Horizonte, Contagem, Betim, Sarzedo, Nova Lima, Brumadinho e Pará de Minas.

Segundo a Polícia Civil, a operação Crème de la Crème é “resultado do aprofundamento das investigações conduzidas pelo Departamento Estadual de Combate ao Narcotráfico (Denarc), por meio da 2ª Delegacia Especializada de Combate ao Narcotráfico (2ª Decna), que apura a venda e a distribuição de ecstasy, haxixe e skunk em Belo Horizonte, na Região Metropolitana e no interior de Minas Gerais”.

As investigações revelaram a existência de uma organização criminosa altamente estruturada, também voltada à lavagem de dinheiro.

Cerca de 150 policiais civis participam da operação. Crème de la crème é uma expressão francesa que significa “o melhor do melhor” ou “a nata das natas”.

Skank

Conhecida também como ‘supermaconha’, a droga pertence ao grupo dos canabinóides, mas com efeitos mais potentes e nocivos ao cérebro do que a maconha tradicional. O skunk é produzido a partir do cruzamento genético e do cultivo hidropônico da planta Cannabis sativa, a mesma que dá origem à maconha. A droga é criada em laboratório através da manipulação de espécies com engenharia genética e tem uma concentração mais forte de THC (Tetra-hidro-canabidinol), substância psicoativa que age alterando os níveis de serotonina e de dopamina, os hormônios ligados às sensações de prazer e satisfação no cérebro.

Haxixe

O haxixe é uma substância entorpecente derivada da resina concentrada das flores da planta Cannabis sativa. Possui alto teor de tetraidrocanabinol (THC) — o principal componente psicoativo da maconha — e é considerada droga ilícita de grande potência, com efeitos mais intensos e duradouros no sistema nervoso central.

Leia também

Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está na editoria de cidades.

Ouvindo...