O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), vinculado ao Governo de Minas, e a Central de Abastecimento de Minas Gerais (Ceasa) realizaram uma
A ação, que ocorre na Central de Abastecimento de Minas Gerais, conhecida como Ceasa Minas, teve como foco principal produtos como cachaça, mel, queijo, café, farinha, doce, pimenta, entre outros itens processados de origem animal e vegetal.
Norma de regularização
Joaquim Oscar Alvarenga, engenheiro agrônomo da Ceasa, explicou à Itatiaia que a fiscalização está relacionada à norma RD 25/24, recentemente implementada pela instituição. Esta regulamentação visa garantir a qualidade e segurança dos produtos comercializados no local.
Wagner Dibai, fiscal do IMA, ressaltou a importância do registro junto ao Ministério da Agricultura como principal garantia de qualidade e segurança dos produtos. 'É necessário verificar se existe esse registro e a identificação do lote’, afirmou Dibai, à Itatiaia.
Até o momento da publicação desta reportagem, nenhuma irregularidade havia sido identificada. Os fiscais atribuem esse resultado ao trabalho de instrução e orientação realizado previamente com os comerciantes. Há dois meses, um grupo de produtores de cachaça recebeu orientações sobre a importância de comercializar apenas produtos regularizados.
A Itatiaia deve divulgar o balanço completo desta operação ao longo desta segunda, fornecendo mais detalhes sobre os resultados da fiscalização.