Belo Horizonte
Itatiaia

Nova Lima foi uma das três cidades do Brasil a receber a vacina do Butantan contra dengue

Campanha foi temporariamente suspensa após 42 episódios de reações adversas associados ao imunizante serem identificados; aproximadamente 500 mil doses foram aplicadas desde o início da campanha

Por
Governo suspende vacina contra dengue do Butantan por reações adversas • Divulgação

Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, foi uma das três cidades do Brasil a receber a vacina do Instituto Butantan contra a dengue. A campanha foi temporariamente suspensa após 42 episódios de reações adversas associados ao imunizante serem identificados. De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a medida tem caráter preventivo e ocorre enquanto as investigações sobre casos de reações adversas graves registrados após a imunização.

Além do município mineiro, Botucatu (SP) e Maranguape (CE), além da região de Araguaína, no Tocantins, também contaram com a estratégia de vacinação. O imunizante também vinha sendo aplicada em profissionais da Atenção Primária à Saúde em diversas regiões do Brasil.

Aproximadamente 500 mil doses foram aplicadas desde o início da estratégia, segundo o Ministério da Saúde. Foram identificados 42 episódios de reações mais severas temporalmente associadas à vacinação. Os registros equivalem a cerca de oito casos para cada 100 mil doses aplicadas.

Entre os episódios, houve três casos graves, dos quais dois evoluíram para óbito. No entanto, o ministro ressaltou que, até o momento, não existem evidências suficientes para estabelecer uma relação causal entre a vacina e os casos graves ou as mortes.

"Não existe, até este momento, dado suficiente para estabelecer uma causalidade entre a vacina e esses óbitos. Mas é um sinal de alerta para o sistema de vigilância, junto com os 42 casos registrados, que nos recomenda a descontinuidade temporária da atual estratégia de vacinação até que se concluam todas as investigações necessárias."

Ao anunciar a decisão, Padilha afirmou que a prioridade é garantir a segurança da população e reforçou que a medida segue um princípio fundamental da saúde pública.

"A nossa decisão neste momento é descontinuar de forma temporária a atual estratégia de vacinação com a vacina da dengue do Butantan no país. Essa descontinuidade tem um objetivo: primeiro, uma ação de precaução que deve sempre guiar quem respeita a vida e quem respeita a ciência, ainda mais quando estamos falando de vacinação."

Por

Jornalista formada pelo UniBH, é apaixonada pelo dinamismo do factual e pelo poder das histórias bem narradas. Com trajetória que inclui passagens pelo Sistema Faemg Senar, jornal Estado de Minas e g1 Minas, possui experiência em múltiplas plataformas e linguagens. Atualmente, integra a redação da Rádio Itatiaia, onde acompanha os principais acontecimentos de Minas Gerais, do Brasil e do mundo