Nova Contagem, bairro de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, enfrenta uma grave crise no abastecimento de água. A
Moradores de pelo menos 17 bairros de Contagem relatam o mesmo problema. Segundo a população, a falta de água tem afetado a rotina das famílias e dificultado atividades básicas do dia a dia.
Diante da situação, moradores organizaram uma manifestação em frente à sede da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). O protesto está marcado para a manhã desta quarta-feira (29) e foi convocado pelas redes sociais. A expectativa é de reunir cerca de 200 pessoas.
Luciene Raffaella, moradora de Nova Contagem e uma das organizadoras do ato, relatou as dificuldades enfrentadas pela comunidade.
Ela também descreveu o impacto da falta de água nas famílias, principalmente nas crianças. Segundo Luciene, há relatos de agitação, choro e desespero. “O que você quer, filho?” “Eu quero água, mamãe. Estou com sede”.
De acordo com os moradores, quando o abastecimento ocorre, a água chega durante a madrugada e em pouca quantidade. Isso impede o enchimento das caixas d’água e a realização de tarefas domésticas básicas.
O que diz a Copasa
A
Apesar da promessa, os moradores afetados pelo desabastecimento dizem não confiar no prazo.
“Temos respostas desde o dia 24, dizendo que estão em manutenção e que voltará a funcionar, mas não volta”, relatou Luciene.