Belo Horizonte
Itatiaia

'Lá nós somos tratados como vagabundos', diz brasileiro deportado pelos EUA

Confira o relato de brasileiros repatriados na chegada do voo no Aeroporto de Confins nesta sexta-feira (7)

Por e 
Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins • Gustavo Cícero/Itatiaia

Brasileiros repatriados conversaram com a reportagem da Itatiaia após a chegada do voo de deportação no Aeroporto Internacional de Confins, na Grande Belo Horizonte, na noite desta sexta-feira (7).

Marcos Rosário, de 47 anos, é natural do Espírito Santo e afirmou que viajou para os EUA para “tentar uma vida nova”. Ele se entregou voluntariamente à imigração americana.

“Chegamos lá e eles pensam que a gente é marginal. A gente só anda algemado. Foram dois meses de presídio. Fui internado em um hospital, estava gripado e eles falaram que eu estava com tuberculose para me largar internado”, relata.

O brasileiro conta que, enquanto estava sob os cuidados do governo americano, voou algemado e acorrentado. Quando pousou em Fortaleza (CE), foi orientado a retirar as amarras.

“Lá nós somos tratados como vagabundos”.

marcos rosário, de 47 anos, é natural do espírito santo.

'Desumano'

Averaldo de Jesus, de 34 anos, é natural de Resende (RJ) e viajou aos EUA em 15 de dezembro do ano passado “em busca de uma vida melhor financeiramente”.

Ele também se entregou voluntariamente à imigração americana.

Averaldo contou à Itatiaia que entrou no país após desembarcar com um visto de turista no México. “Aí chegou lá a gente e pagou um atravessador”, relata.

“Lá eles mantiveram a gente pior de que bicho. Dormimos no chão gelado, passamos fome. Estão tratando todos os imigrantes assim”, desabafa.

“Desumano, mas agora a sensação é de alívio por voltar para casa. A recepção aqui foi ótima, obrigado a todos”.

averaldo jesus, 34 anos,

Mudança de percepção sobre o Brasil

Pai de trigêmeos e de uma menina de seis anos, Maycom Moura Santos, 33, é de Rondônia e também viajou para os EUA para tentar uma melhor condição de vida.

Maycom conta que, após a experiência de deportação, mudou a visão que tem sobre o Brasil. “Dá uma sensação: por que eu fiz isso? Aqui é bom. Brasil é bom. Brasil ama todos os imigrantes. Todo mundo que vem para o Brasil é brasileiro. Aqui não tem africano, mexicano, é venezuelano, não. Aqui é todo mundo brasileiro”, diz.


Maycom Moura Santos, de 33 anos, repatriado pelo Brasil nesta sexta-feira (7)

Segundo voo com deportados dos EUA em 2025

O segundo voo com brasileiros deportados dos Estados Unidos no novo mandato de Donald Trump pousou na noite desta sexta-feira (7) no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins.

Os passageiros saíram dos EUA e pousaram no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza (CE) nesta tarde.

Pousaram 111 passageiros na capital do Ceará. Parte do grupo ficou por lá, e o restante foi direcionado para a capital mineira na aeronave KC-30, da Força Aérea Brasileira (FAB).

Por

Repórter no portal da Itatiaia. Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Por

Apaixonado por rádio, sou um bom mineiro que gosta de uma boa conversa e de boas histórias. Além de acompanhar a movimentação do trânsito, atuo também na cobertura de vários assuntos na Itatiaia. Sou apresentador do programa 'Chamada Geral' na Itatiaia Ouro Preto.