João XXIII mobiliza equipes de manutenção após paralisação causada por temporal

O hospital foi atingido por diversos vazamentos que inundaram o ambulatório e as salas de Raio X e tomografia da unidade durante este domingo (23)

João XXIII é um dos hospitais da rede Fhemig

A direção do Hospital João XXIII, da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), mobilizou na tarde deste domingo (23) as equipes de manutenção e engenharia predial para intervenções emergenciais. A ação foi necessária para restabelecer o funcionamento adequado das áreas atingidas por um verdadeiro temporal dentro da unidade. A mobilização faz parte do “plano de catástrofe” da unidade.

O hospital foi atingido por diversos vazamentos que inundaram o ambulatório e as sala de raio-X e tomografia do João XXIII durante este domingo (23). Vídeos do local mostram grande volume de água saindo do teto, inclusive de lâmpadas e tomadas.

Enfermeiros, demais profissionais e acompanhantes precisaram retirar os pacientes das áreas atingidas pela água às pressas. O vazamento gerou, ainda, grandes poças no chão. Vazou água, inclusive, das tomadas do aparelho de tomografia, que precisou ser coberto com sacos de lixo para evitar maiores danos.

A equipe da Itatiaia esteve no Hospital e conversou com Carlos Augusto dos Passos Martins, presidente da Associação dos Trabalhadores em Hospitais de Minas Gerais (Asthemg) e do Sindicato dos Trabalhadores da rede Fhemig (Sindpros). Carlos Augusto afirmou que a situação gerou “caos”.

“Hoje estou de plantão aqui no Hospital João XXIII. O ambulatório estava cheio de marcas e pacientes desde de manhã, e agora, por volta de 14, começou essa chuva e o ambulatório começou a cair essa água em cima dos pacientes, em todos os setores e no raio X. Está um caos aqui. A gente tentando tirar os pacientes do local e não tem onde colocar”, relatou ele.

Segundo a direção, os estragos foram causados por um temporal com fortes ventos. A chuva provocou a queda de muitas folhas e as calhas ficaram entupidas. A nota do Hospital João XXIII destaca ainda que a limpeza será reforçada e outras estratégias de prevenção já foram acionadas, considerando o período chuvoso.

O comunicado destaca, por fim, que alguns pacientes foram remanejados para outras alas e continuam recebendo a assistência da equipe do hospital.

Leia também

Jornalista, formado pela PUC Minas e pós-graduado em Jornalismo Digital, na mesma instituição. Doze anos na Record Minas, como produtor, editor e editor-chefe de telejornais e coberturas especiais. Atualmente é Coordenador de Jornalismo Digital da Itatiaia
Maic Costa é jornalista, formado pela UFOP em 2019 e um filho do interior de Minas Gerais. Atuou em diversos veículos, especialmente nas editorias de cidades e esportes, mas com trabalhos também em política, alimentação, cultura e entretenimento. Agraciado com o Prêmio Amagis de Jornalismo, em 2022. Atualmente é repórter de cidades na Itatiaia.

Ouvindo...