Estátua do escritor Roberto Drummond é derrubada na Praça da Savassi

PBH enviou ocorrência para apuração da Polícia Civil, e escultura será enviada para autor restaurar

Estátua homenageia o autor do clássico Hilda Furacão

A estátua do jornalista e escritor Roberto Drummond (1933-2002), localizada na Praça Diogo Vasconcelos na Savassi, Região Centro-Sul de Belo Horizonte, foi derrubada na madrugada desta segunda-feira (22). Imagens cedidas à Itatiaia mostram que a homenagem ao autor do clássico Hilda Furacão estava deitada no chão da praça logo ao lado da sua base, sem nenhum tipo de isolamento.

Instalada em 2003, a estátua tem sido alvo de constantes depredações. As mais comuns são ataques com tintas. No dia 14 de agosto de 2022, por exemplo, em um feriado de dia dos pais, o monumento foi pichado com um pigmento amarelo na parte do rosto e do peito, fato que já havia ocorrido em 2009.

Entre 2014 e 2015, em um espaço curto de dois meses, a escultura de bronze também havia sido vandalizada com tinta azul nos olhos e com tinta vermelha. A obra chegou a ser retirada do local para restauro no final de 2022, e retornou novamente para a praça em meados de 2023.

Em nota, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) afirmou ter acionado a Polícia Civil para as providências legais cabíveis. A administração da capital também informou que a Secretaria Municipal de Cultura já iniciou os procedimentos para o recolhimento do monumento e envio para o artista responsável pela obra, o escultor Léo Santana, realizar o trabalho de restauro.

A estátua de Roberto Drummond faz parte de um circuito de homenagens a escritores famosos da capital mineira: incluindo as esculturas de bronze em homenagem a Carlos Drummond de Andrade (1902-1987), Pedro Nava (1903-1984), Murilo Rubião (1916-1991) e Henriqueta Lisboa (1901-1981). A obra é feita em Bronze com aproximadamente 1 metro e 77 cm de altura, 45cm de largura e pesando 160 kg.

Veja a nota da PBH

A Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte informa que, durante patrulhamento na madrugada desta segunda-feira (22), agentes constataram que a estátua do escritor Roberto Drummond estava caída.

A ocorrência foi devidamente registrada e encaminhada à Polícia Civil para as providências legais cabíveis.

A Secretaria Municipal de Cultura esclarece ainda que já iniciou os procedimentos para recolhimento e envio da estátua para o artista responsável pela obra, a quem caberá uma avaliação para restauração e reinstalação.

Leia também

Jornalista formado pela UFMG, Bruno Nogueira é repórter de Política, Economia e Negócios na Itatiaia. Antes, teve passagem pelas editorias de Política e Cidades do Estado de Minas, com contribuições para o caderno de literatura.

Ouvindo...