Você conhece Hilda Valentim? Mais conhecida como ‘Hilda Furacão’, se tornou um fenômeno nacional ao ser imortalizada em livro e filme. A garota que trabalhava como prostituta na rua dos Guaicurus, no centro de BH, foi inspiração para o romancista mineiro Roberto Drummond em 1991. Em 98, a minissérie com seu nome fez sucesso na TV Globo.
Muita gente achava que se tratava de um personagem. O jornalista Ivan Drummond, que encontrou Hilda em 2014, na Argentina, conta essa história nesta quinta-feira (21), em palestra gratuita na Academia Mineira de Medicina, em BH, a partir de 16h.
Hilda Furacão ficou conhecida também na Argentina, quando se casou com o jogador Paulo Valentim, ídolo do Atlético, Botafogo e Boca Juniors. Ainda assim, Hilda saiu dos holofotes e ficou anos em anonimato.
Em 2014, o jornalista Ivan Drummond encontrou Hilda no asilo Hogar Guillermo Rawson, em Buenos Aires. Na época, ela tinha 83 anos. O encontro rendeu uma premiada série de reportagens escrita pelo repórter mineiro contando o paradeiro de Hilda Furacão.
Serviço
Palestra: A história de Hilda Furacão
Data: 21 de novembro (quinta-feira)
Horário: 16h
Local: Sede da Academia Mineira de Medicina (Av. João Pinheiro, 161, Centro de BH)