Ouvindo...

Jornalista conta como encontrou Hilda Furacão, personagem histórica de BH

Hilda Furacão, personagem imortalizada em livro e minissérie, trabalhou como prostituta na Guaicurus, na região central da capital mineira

Jornalista Ivan Drummond

Você conhece Hilda Valentim? Mais conhecida como ‘Hilda Furacão’, se tornou um fenômeno nacional ao ser imortalizada em livro e filme. A garota que trabalhava como prostituta na rua dos Guaicurus, no centro de BH, foi inspiração para o romancista mineiro Roberto Drummond em 1991. Em 98, a minissérie com seu nome fez sucesso na TV Globo.

Muita gente achava que se tratava de um personagem. O jornalista Ivan Drummond, que encontrou Hilda em 2014, na Argentina, conta essa história nesta quinta-feira (21), em palestra gratuita na Academia Mineira de Medicina, em BH, a partir de 16h.

Hilda Furacão ficou conhecida também na Argentina, quando se casou com o jogador Paulo Valentim, ídolo do Atlético, Botafogo e Boca Juniors. Ainda assim, Hilda saiu dos holofotes e ficou anos em anonimato.

Em 2014, o jornalista Ivan Drummond encontrou Hilda no asilo Hogar Guillermo Rawson, em Buenos Aires. Na época, ela tinha 83 anos. O encontro rendeu uma premiada série de reportagens escrita pelo repórter mineiro contando o paradeiro de Hilda Furacão.

Leia também

Serviço

Palestra: A história de Hilda Furacão

Data: 21 de novembro (quinta-feira)
Horário: 16h
Local: Sede da Academia Mineira de Medicina (Av. João Pinheiro, 161, Centro de BH)


Participe dos canais da Itatiaia:

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde