Eleitores podem regularizar título em ônibus da Justiça Eleitoral em BH até esta quinta (18)

O funcionamento é das 9h às 17h, sem necessidade de agendamento, com capacidade para atender até 320 pessoas por dia

Ônibus do TRE está oferecendo atendimento na Praça Sete

Um ônibus da Justiça Eleitoral está estacionado na Praça Sete, no Centro de Belo Horizonte, neste último dia de atendimento, oferecendo todos os serviços eleitorais à população. O funcionamento é das 9h às 17h, sem necessidade de agendamento, com capacidade para atender até 320 pessoas por dia.

No local, é possível realizar desde o primeiro alistamento eleitoral até a regularização de pendências, como explica a chefe do Foro Eleitoral de Belo Horizonte, Cláudia Lopes.

“O ônibus oferece todos os serviços prestados pelos cartórios eleitorais, como a emissão do primeiro título e a regularização da situação do eleitor”, afirmou.

Documentos necessários

De acordo com Cláudia Lopes, os documentos exigidos variam conforme o serviço solicitado, mas, em geral, é preciso apresentar documento oficial de identidade e comprovante de residência.

“Para os rapazes que completam 19 anos no ano do atendimento, também é necessário comprovar o alistamento militar”, explicou.

Atendimento segue em outros pontos

O atendimento no ônibus da Justiça Eleitoral segue até esta quinta-feira (18), mas os serviços continuam disponíveis em outros locais da capital. Um deles é a unidade do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) que funciona dentro da UAI Praça Sete, no mesmo endereço.

Leia também

“Os mesmos serviços oferecidos no ônibus também estão disponíveis na UAI. Não é preciso agendar: o eleitor chega e é atendido, das 9h às 17h”, destacou a chefe do Foro Eleitoral.

Segundo Cláudia Lopes, a procura pelo serviço tem sido alta. Ela alerta ainda que quem não regularizar a situação eleitoral ou não fizer o alistamento até 6 de maio do ano que vem ficará impedido de votar nas eleições de 2026.

Mineiro de Urucânia, na Zona da Mata. Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Ouro Preto (2024), mesma instituição onde diplomou-se jornalista (2013). Na Itatiaia desde 2016, faz reportagens diversas, com destaque para Política e Cidades.

Ouvindo...