Um ônibus da Justiça Eleitoral está estacionado na Praça Sete, no Centro de Belo Horizonte, neste último dia de atendimento, oferecendo todos os serviços eleitorais à população. O funcionamento é das 9h às 17h, sem necessidade de agendamento, com capacidade para atender até 320 pessoas por dia.
No local, é possível realizar desde o primeiro alistamento eleitoral até a regularização de pendências, como explica a chefe do Foro Eleitoral de Belo Horizonte, Cláudia Lopes.
“O ônibus oferece todos os serviços prestados pelos cartórios eleitorais, como a emissão do primeiro título e a regularização da situação do eleitor”, afirmou.
- Leia também:
TRE promove ‘Dia B da Biometria’ e faz mutirão de atendimento ao eleitor em BH TRE-MG alerta para golpes com biometria e título de eleitor; serviços são gratuitos
Documentos necessários
De acordo com Cláudia Lopes, os documentos exigidos variam conforme o serviço solicitado, mas, em geral, é preciso apresentar documento oficial de identidade e comprovante de residência.
“Para os rapazes que completam 19 anos no ano do atendimento, também é necessário comprovar o alistamento militar”, explicou.
Atendimento segue em outros pontos
O atendimento no ônibus da Justiça Eleitoral segue até esta quinta-feira (18), mas os serviços continuam disponíveis em outros locais da capital. Um deles é a unidade do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) que funciona dentro da UAI Praça Sete, no mesmo endereço.
“Os mesmos serviços oferecidos no ônibus também estão disponíveis na UAI. Não é preciso agendar: o eleitor chega e é atendido, das 9h às 17h”, destacou a chefe do Foro Eleitoral.
Segundo Cláudia Lopes, a procura pelo serviço tem sido alta. Ela alerta ainda que quem não regularizar a situação eleitoral ou não fizer o alistamento até 6 de maio do ano que vem ficará impedido de votar nas eleições de 2026.