Efeitos do ciclone: veja a rota onde cidades de MG podem ser impactadas nesta quarta (10)

Instabilidade se espalha pelo estado; fenômeno deve provocar ventos de até 80 km/h no Sul de Minas e Zona da Mata

O fenômeno também contribui para a ocorrência de chuva em praticamente todo o estado

Um ciclone extratropical deve influenciar o tempo em Minas Gerais nesta quarta-feira (10), principalmente nas regiões Sul de Minas e Zona da Mata, que podem registrar rajadas de vento de 60 km/h a 80 km/h, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O fenômeno também contribui para a ocorrência de chuva em praticamente todo o estado.

O meteorologista Lizandro Gemiacki explica que um ciclone é uma área de baixa pressão atmosférica, geralmente associada a variações de temperatura e mudanças na direção e intensidade dos ventos em diferentes altitudes. “Esses fatores provocam ventos mais fortes e podem estar ligados a tempestades e acumulados significativos de chuva”, afirma.

Leia também:

Segundo ele, o sistema deve se deslocar para o oceano ao longo de hoje, mas a “borda” do ciclone ainda alcança parte de Minas. “A tendência é de rajadas mais intensas no Sul e na Zona da Mata, especialmente durante a quarta”, explica Gemiacki.

Leia também

O fenômeno também deve organizar uma configuração semelhante a uma frente fria, embora sem grande contraste de temperatura. Com isso, a instabilidade diminui gradualmente na região Central do estado ao longo da semana.

Entre quinta (11) e sexta (12), algumas áreas — principalmente o Sul de Minas e o Triângulo Mineiro — já podem registrar redução das pancadas de chuva. Ainda assim, não está descartada a ocorrência de chuvas isoladas e pontualmente fortes, sobretudo no fim da tarde.

Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia desde 2022, trabalhou na produção de matérias para a rádio, na Central Itatiaia de Apuração e foi produtora do programa Itatiaia Patrulha. Atualmente, cobre factual e é repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.

Ouvindo...