Belo Horizonte
Itatiaia

Defesa quer exame de insanidade mental de diarista suspeita de matar casal de idosos em BH

Requerimento foi apresentado à Polícia Civil logo após a reconstituição oficial do crime

Por e 
Reconstituição do crime foi realizada nesta quarta-feira (8) • Vinicius Brito I Itatiaia

A defesa da diarista Paola Stefany Neto Cirino, de 30 anos, suspeita de assassinar um casal de idosos no bairro São Pedro, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, pediu nesta quarta-feira (8) a instauração de um incidente de insanidade mental da investigada. O requerimento foi apresentado à Polícia Civil logo após a reconstituição oficial do crime.

Em entrevista à imprensa, o advogado criminalista Bruno Correia Lemos afirmou que protocolou uma petição com base no artigo 149, parágrafo 1º, do Código de Processo Penal, solicitando que a autoridade policial determine a realização de uma perícia psiquiátrica para avaliar a condição mental da suspeita.

Segundo o defensor, o pedido foi recebido pelo delegado responsável pelo caso, que deverá decidir sobre a solicitação. Durante a reconstituição, de acordo com o advogado, Paola colaborou com os trabalhos e relatou apenas o que conseguia recordar. "Ela mostrou exatamente o que lembra e o que não lembra. Ficou extremamente formalizado aquilo que não foi possível constatar por causa das falhas de memória", disse.

Bruno Correia Lemos também afirmou que a suspeita apresenta um histórico de acompanhamento em serviços de saúde mental. Segundo ele, há registros de atendimento no Hospital Espírita André Luiz, no CAPS III de Ribeirão das Neves e em uma unidade de saúde do município, além de receituários médicos e relatos de familiares.

O advogado disse que a investigada apresenta episódios de confusão mental, esquecimentos e pensamentos suicidas, mas ressaltou que não cabe à defesa afirmar se ela é ou não inimputável.

"Todos esses elementos indicam um histórico sensível relacionado à saúde mental, mas essa avaliação compete exclusivamente aos profissionais da perícia e da área da saúde. À defesa cabe atuar dentro da legalidade e apresentar os requerimentos pertinentes", afirmou.

 

Reconstituição

Paola Stefany Neto Cirino participou, nesta quarta-feira, da reconstituição do crime. Ela está presa desde a noite de 1º de julho, quando confessou o assassinato do casal. As vítimas, Cláudio Atala Inácio, de 75 anos, e Maria Clotilde Moreira Maciel Atala Inácio, de 76, foram encontradas mortas na terça-feira (30) dentro do apartamento onde moravam, no bairro São Pedro.

Por

Repórter no portal da Itatiaia. Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Por, Editor

Marcello Pereira é jornalista formado pelo UniBH com sólida trajetória em jornalismo digital, estratégia de redes sociais e comunicação multiplataforma. Atualmente, atua como Editor de Redes Sociais na Itatiaia, liderando o planejamento de estratégias digitais, a gestão de conteúdo para plataformas como Instagram e TikTok, a coordenação de equipes e a análise de métricas de audiência. Com experiência também em assessoria de imprensa e comunicação institucional, Marcello é um entusiasta da inovação, tecnologia e análise de dados.