A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu um alerta sonoro para a noite desta quarta-feira (21). O monitoramento indica a possibilidade de chuvas intensas com acumulado de até 80 mm até as 8h de
Além do volume d’água, o mapa de risco geológico atualizado às 17h25 aponta situação de “Risco Forte” (vermelho) para as regiões Oeste, Noroeste, Pampulha e Venda Nova, onde o acumulado já supera ou deve superar 70 mm em 72 horas.
As regionais Norte e Nordeste estão em “Risco Moderado” (amarelo), enquanto o Barreiro, Centro-Sul e Leste permanecem em observação. Devido ao solo encharcado, a população deve redobrar a atenção para sinais de instabilidade em terrenos e edificações.
Recomendações durante a chuva:
- Redobre a atenção! Evite áreas alagadas, córregos e ribeirões durante a chuva.
- Não atravesse ruas alagadas nem permita que crianças brinquem em enxurradas ou próximos a cursos d’água.
- Não estacione ou se abrigue sob árvores.
- Mantenha atenção redobrada em encostas e morros.
- Se notar rachaduras, fendas ou minas d’água, acione a Defesa Civil.
- Em caso de fios caídos, ligue para a CEMIG (116) ou corpo de bombeiros (193).
- Durante tempestades com raios, evite áreas abertas e o uso de equipamentos elétricos.
Recomendações de risco geológico
Se observar qualquer um dos sinais abaixo, deixe o imóvel imediatamente e ligue para a Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193):
- Trincas nas paredes
- Portas e janelas travando
- Rachaduras no solo
- Água escorrendo da base do barranco
- Inclinação de postes ou árvores
- Muros estufados
- Estalos ou barulhos incomuns no terreno
Em caso de emergência, ligue 199 (Defesa Civil) ou 193 (Bombeiros).