Belo Horizonte
Itatiaia

Circuito Liberdade expande e incorpora 21 novos espaços criativos em BH

Complexo cultural completa 15 anos e alcança marca de 56 integrantes, incluindo Café com Letras, Mercado Novo e Sesc Palladium

Por e 
Circuito Cultural da Praça da Liberdade ganha um portal intuitivo • Lúcia Sebe/Imprensa MG

O Circuito Liberdade, considerado o maior conjunto cultural da América Latina, localizado em Belo Horizonte, anunciou 21 novos espaços criativos. O complexo agora conta com 56 integrantes, marcando 15 anos de existência com uma presença ainda mais forte na capital mineira.

Sérgio Rodrigo Reis, presidente da Fundação Clóvis Salgado, destacou a importância desta expansão à Itatiaia: 'O Circuito Liberdade quase que dobra o tamanho. Ele inclui a economia criativa, a economia da criatividade também, nesse grande processo colaborativo que integra esse circuito que está no Hipercentro de Belo Horizonte'.

Novos horizontes para a cultura e educação

Com a ampliação, o Circuito Liberdade promete não apenas aumentar a oferta cultural, mas também expandir as atividades educacionais. Lucas Amorim, coordenador executivo do Circuito, revelou planos para um seminário de educação patrimonial previsto para março de 2026, logo após o carnaval.

À Itatiaia, a gerente de economia criativa do P7 Criativo, Márcia Azevedo contou que ''é uma honra fazer parte desse Circuito Liberdade, que já há 15 anos é um movimento muito interessante não só para os mineiros mas nacionalmente.''

A inclusão de instituições educacionais, como a UNA, traz novas perspectivas para o Circuito. Igor León Francelino de Oliveira, vice-reitor da UNA, explicou à Itatiaia que a participação da instituição visa estimular não apenas a cultura, mas especialmente a educação.

''Nós temos diversos cursos da economia criativa, que vai desde a comunicação, a moda, cinema e a possibilidade de envolver toda a população, não somente a população de Belo Horizonte, mas da região metropolitana, turistas, quem tiver de fato ali passando'', contou Igor.

Por

Apaixonado por rádio, sou um bom mineiro que gosta de uma boa conversa e de boas histórias. Além de acompanhar a movimentação do trânsito, atuo também na cobertura de vários assuntos na Itatiaia. Sou apresentador do programa 'Chamada Geral' na Itatiaia Ouro Preto.

Por

Izabella Gomes se graduou em Jornalismo na PUC Minas. Na Itatiaia, produziu inicialmente conteúdos para as editorias Minas Gerais, Brasil e Mundo. Atualmente, colabora com as editorias de Educação e Saúde.