Esta sexta-feira (14), é o ultimo dia para realizar o
O cadastramento é obrigatório para determinados grupos de estudantes, incluindo aqueles que buscam vagas na educação infantil, ensino fundamental e educação de jovens e adultos.
André Luiz de Sousa, gerente de planejamento do atendimento escolar da Secretaria de Educação de Belo Horizonte, esclareceu à Itatiaia, os detalhes do processo.
Quem deve se cadastrar
De acordo com André, o cadastro é necessário para as pessoas que buscam uma vaga na rede municipal de educação de Belo Horizonte para educação infantil, ensino fundamental e educação de jovens e adultos. Isso inclui estudantes que estão fora do sistema municipal, vindos de outras cidades ou da rede particular, além daqueles já matriculados cujas famílias planejam mudar de endereço.
Quem já está matriculado e não irá mudar de escola no ano de 2026 já tem a vaga garantida na rede municipal de educação e, por isso, não precisa realizar o cadastro.
Processo de inscrição
O cadastramento é realizado exclusivamente pelo portal da Prefeitura de Belo Horizonte. Quanto à documentação necessária, André Luiz de Sousa informou que o processo é simples, requerendo apenas os documentos do responsável pelo cadastro, incluindo nome e CPF.
O resultado do cadastro será divulgado daqui a um mês, no dia 15 de dezembro. A expectativa é que cerca de 35 mil cadastros sejam realizados.
Canais de atendimento para solucionar dúvidas
Os esclarecimentos sobre o cadastro podem ser realizados na Secretaria Municipal de Educação (Smed) por telefone, email ou presencialmente.
- email: cadastroescolar.smed@edu.pbh.gov.br
- telefone: (31) 3277-8876: além de tirar dúvidas, profissionais poderão auxiliar no processo de inscrição durante a ligação
- Endereço Smed: Rua Carangola, 288, bairro Santo Antônio. Nestes casos, o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h