BH tem alerta de chuva de até 60 mm renovado para as próximas horas

Três regionais da capital registraram mais de 50% da média mensal; Centro-Sul, Oeste e Noroeste lideram os volumes

Chove forte em BH

A Defesa Civil de Belo Horizonte renovou, na manhã desta segunda-feira (5), o alerta para a possibilidade de pancadas de chuva (40 a 60 mm) com raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h até 8h de terça-feira (6).

Até as 6h, três regionais da capital já haviam registrado mais da metade do volume de chuva esperado para todo o mês de janeiro. Os maiores acumulados foram observados nas regiões Centro-Sul, Oeste e Noroeste.

Na Centro-Sul, o volume chegou a 173,4 milímetros, representando 52,4% da média histórica prevista para o mês. A regional Oeste registrou 168,8 mm, equivalente a 51% do esperado para janeiro. Já na Noroeste, o acumulado foi de 166 mm, correspondendo a 50,2% da média mensal.

No Barreiro, o acumulado é de 144 mm (43,5%). A Pampulha soma 96,6 mm (29,2%), enquanto a regional Leste registra 99 mm (29,9%). Veja abaixo:

Leia também:

Leia também

Veja recomendações durante a chuva

  • Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.
  • Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
  • Atenção especial para áreas de encostas e morros.
  • Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
  • Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.
  • Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.

Todas as regionais da cidade estão sob risco geológico vermelho. A recomendação é de atenção ao grau de saturação do solo, a sinais estruturais e aos cuidados com quedas de muros, deslizamentos e desabamentos.

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.

Ouvindo...