BH: professores processam cursinho por irregularidades trabalhistas; empresa se posiciona

Docentes entraram com ação judicial contra o instituto por meio do Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais

Fachada da HPlus Medicina, na Rua dos Timbiras, no bairro de Lourdes, Região Centro-Sul de BH

Um grupo de professores acionou a Justiça por meio do Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais (Sinpro Minas), no último dia 9 de novembro, acusando a empresa HPlus Medicina, que oferece cursos em diversas cidades do Brasil, incluindo Belo Horizonte, de descumprir leis trabalhistas e difamação. A organização emitiu nota afirmando observar a legislação aplicável ao bom desenvolvimento de suas atividades.

Consta na denúncia que a empresa demitiu nove docentes via Google Meet na última semana de novembro, alegando reformulação. Porém, depois disso, a instituição teria enviado um comunicado aos alunos reportando análise de competências e indicando atrasos e “outras difamações”, como aparece no documento. O comunicado está disponível no fim desta matéria.

Além disso, os professores apresentaram reclamações ao Sinpro Minas por descumprimento de leis e direitos trabalhistas, como:

  • INSS - recolhe, mas não credita;
  • FGTS - não depositado há anos;
  • Pagamentos de final de ano e férias: atrasos recorrentes, além da divisão dos pagamentos;
  • Contracheque com os valores cheios, integrais;
  • Ensalamento: diminuição de turmas e de aulas;
  • Quinquênio: sem informações;
  • Extraclasse: falta de pagamento;
  • Links: aulas on-line sem o pagamento proporcional à quantidade de alunos virtuais;
  • Uso indevido de imagem.
Leia também

HPlus Medicina se posiciona

Em resposta à Itatiaia, o escritório responsável pela defesa dos interesses jurídicos da empresa Cursos Med RJ Vestibulares Ltda, ou HPlus Medicina, emitiu comunicado afirmando ter tomado conhecimento do processo no último sábado (13) e que as alegações do Sinpro serão esclarecidas no processo.

Apontou que a empresa ainda não exerceu seu direito constitucional de defesa, pois a ação judicial ainda está em fase inicial. Leia a nota na íntegra:

“O escritório responsável pela defesa dos interesses jurídicos da empresa CURSOS MED RJ VESTIBULARES LTDA esclarece que tomou conhecimento do processo movido pelo Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais, distribuída no dia 09/12/2025 e com a intimação da empresa expedida na última sexta-feira, dia 13/12/2025.

As alegações do Sindicato giram em torno de recolhimento de FGTS e serão oportunamente esclarecidas no processo, observando-se o contraditório e o devido processo legal.

Conforme mencionado, a ação judicial encontra-se em fase inicial e a empresa ainda não exerceu seu direito constitucional de defesa.

A CURSOS MED ressalta que sempre observou e continuará observando a legislação aplicável ao bom desenvolvimento de suas atividades, com respeito aos seus alunos e colaboradores.

Por fim, destaca-se que, uma vez constatada a veiculação de informações falsas, buscar-se-á a imposição das consequências cíveis e criminais aos responsáveis.”

Comunicado do HPlus Medicina aos alunos

A Itatiaia teve acesso ao comunicado enviado pela HPlus Medicina aos alunos, citado no segundo parágrafo da matéria. Leia o texto na íntegra:

“Boa noite alunos(as),

O Hplus Medicina está sempre atento a uma melhoria do curso, atendendo com a qualidade e a preparação de alta performance.

Nesse sentido, informamos que 9 professores da equipe serão substituídos para o ano de 2026. Devido ao Ibope respondido por vocês; a avaliação Pedagógica desses professores quanto a atrasos, faltas e comprometimento com a metodologia.

Em substituição a esses professores teremos professores vindo de São Paulo, com experiência nas bancas das paulistas.

Dessa forma, teremos um curso com um direcionamento metodológico e pedagógico alinhado desde a coordenação até os professores.

Fiquem certos que o objetivo é de ter um curso coeso e vinculado com nossas ambições, que são de oferecer uma preparação diferenciada para os principais vestibulares.

Coordenação Hplus Medicina”.

Maic Costa é jornalista, formado pela UFOP em 2019 e um filho do interior de Minas Gerais. Atuou em diversos veículos, especialmente nas editorias de cidades e esportes, mas com trabalhos também em política, alimentação, cultura e entretenimento. Agraciado com o Prêmio Amagis de Jornalismo, em 2022. Atualmente é repórter de cidades na Itatiaia.

Ouvindo...