A Prefeitura de Belo Horizonte começa, nesta sexta-feira (5), a aplicar a vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) em gestantes a partir da 28ª semana de gravidez.
A imunização estará disponível nos 153 centros de saúde da capital, no Serviço de Atenção à Saúde do Viajante e em cinco postos extras. Os endereços e horários podem ser consultados nos
O VSR é hoje o principal responsável por quadros de bronquiolite em recém-nascidos. Dados do SUS-BH mostram que, em 2025, foram registradas 3.417 solicitações de internação por bronquiolite, sendo 2.438 em crianças menores de 1 ano — o equivalente a 71,3% do total.
Leia também:
A imunização é feita em dose única e deve ser repetida a cada gestação. Além do VSR, o calendário do SUS oferece outras vacinas recomendadas para grávidas, como gripe, covid-19 e dTpa (difteria, tétano e coqueluche). A orientação é que as mulheres aproveitem a ida ao posto para atualizar o cartão de vacinação.
A vacina é fornecida pelo Ministério da Saúde, que também define o público-alvo. As doses são repassadas ao município pela Secretaria de Estado de Saúde, e a aplicação fica sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde.
Documentos obrigatórios
Para receber a dose, a gestante deve apresentar algum comprovante da idade gestacional, como cartão da gestante, pré-natal, exames ou relatório assinado por profissional de saúde. É necessário ainda levar documento de identificação com foto e, se possível, a caderneta de vacinação.
Se quiser, faço uma versão mais curta, mais dura, com subtítulos ou com foco em serviço.