Belo Horizonte segue em alerta por causa da
Segundo o subsecretário de Proteção e Defesa Civil, Elcine Menezes, “a cidade inteira, todas as 10 regionais, estão em risco geológico”. O cenário é agravado porque o acumulado de chuva da semana já ultrapassou 200 milímetros em apenas quatro dias. “Como o solo já está saturado, a continuidade das chuvas no fim de semana aumenta ainda mais o risco de deslizamentos”, afirmou.
Leia também:
Vídeo: queda de árvore interdita avenida na região Centro-Sul de Belo Horizonte Alerta laranja: mais de 660 cidades estão em perigo para chuvas intensas
A orientação é que a população fique atenta a sinais de perigo, como rachaduras, trincas, abatimentos, além de terra escorrendo pela encosta ou inclinação repentina de árvores, postes e cercas.
Caso algum desses indícios seja percebido ou haja barulhos estranhos, a recomendação é clara: “saia do local, abrigue-se em um lugar seguro e acione a Defesa Civil”, pelo telefone 199. “A vida é mais importante do que qualquer bem material.”
Além do risco geológico, a Defesa Civil reforça cuidados básicos durante a chuva. “Em caso de enxurrada, não atravesse ruas alagadas e evite áreas sujeitas a alagamentos. Também não é recomendado estacionar ou se abrigar debaixo de árvores. Em situações envolvendo a rede elétrica, como fio partido, não se aproxime.”
A orientação é isolar o local e acionar a Cemig pelo telefone 116 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
O volume de chuva registrado na capital já supera a média histórica para o mês de janeiro, que é de 330 milímetros.
“A previsão aponta que as chuvas devem persistir pelo menos até segunda-feira, com momentos de chuva forte intercalados com períodos de trégua”, explicou.
Para receber informações atualizadas, a Defesa Civil disponibiliza canais de alerta gratuitos. Quem tem acesso à internet pode buscar no WhatsApp por “defesa civil bh”, tudo em minúsculas, e seguir o canal oficial. Quem não tem internet pode se cadastrar via SMS, enviando o CEP da região para o número 40199. O serviço permite o envio rápido de alertas e orientações à população.